quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Um grão de areia.

 


Sabiam que um grão de areia nos pode roubar a felicidade?

Sim é verdade.
 
Descobri isso ontem.
 
Estava eu sentado na praia quase deserta a ver e ouvir o mar, quando me apercebo da chegada de um carro atrás de mim. Pelo barulho que não fazia, devia ser uma grande máquina. 
 
Ouço quatro portas a fechar, um homem a dizer, cuidado com a estrada. Não olhei para trás e esperei. Passam por mim duas crianças pequenas, um menino e uma menina, que com uma enorme felicidade correm para a areia da praia e começam a brincar. A minha atenção é completamente detida por eles. Por momentos esqueço o mar, a calma, a paz, as meus pensamentos e olho com toda a atenção e com um enorme sorriso para aquelas duas crianças que estavam bem à minha frente a viverem um breve momento de grande felicidade. Sim breve, porque entretanto, ouvimos uma voz masculina que disse: parem já com isso. Saiam já daí. Ficam cheios de areia.
 
E depois veio a frase que me marcou.
 
Não quero nem um grão de areia dentro do carro. 
 
Foi aí que olhei para trás e vi um um carro novo que não vale a pena dizer a marca e o modelo, mas era caro, xpto com full extras. 
 
As crianças vão logo em direção à mãe, com uma expressão facial completamente oposta a quando á sua chegada, que logo os começa a limpar sacudindo a roupa para que todos os Grãos de areia fiquem ali e não dentro do carro novo. 
 
Ficam ainda por uns breves minutos, entram no carro e vão se embora. 
 
Nos instantes seguintes dou por mim a pensar que dava tudo o que tenho, até mesmo a minha vida para poder ver a minha querida filha a correr e a brincar na areia da praia, a "encher-se" de areia e que eu alegremente iria limpar do carro, só para vê-la feliz. 
 
Nunca iria deixar que um grão de areia lhe roubasse a felicidade. 
 
Não deixem que isto aconteça com os vossos filhos. 
 
Um carro, por muito bom e caro e sofisticado que seja, nunca vai deixar de ser um carro.
 
O que nos dá verdadeira felicidade não custa dinheiro, é completamente grátis. 
 
Não deixem que um grão de areia vos roube sorrisos, gargalhadas, momentos de felicidade com os vossos filhos. 
 
Não deixem que um grão de areia vos impeça de viver. 
 
(João Raposo)

Nenhum comentário: