terça-feira, 31 de agosto de 2021
"Esta livraria fica na Cidade do México e começou a operar em 1993, sendo uma mistura de café e livraria, daí o nome em espanhol. Esta livraria é sempre palco para diversas atividades culturais, apresentações de livros, cursos literários e concertos, eventos que estão transformando a livraria em um dos centros culturais mais importantes da América Latina".
O nosso Afeganistão de cada dia
O Oriente Médio continua em plena ebulição bélica. A crise humanitária desencadeada pelo Taliban, grupo extremista islâmico, foi reiniciada com a retomada de Cabul, capital do país, no último domingo (15/08), após quase duas décadas de invasão e domínio das tropas americanas e aliadas naquele país, “motivada pelo fatídico atentado de 11 de setembro”, sob o “pretexto” de caçar o terrorista Osama Bin Laden, líder da Al-Qaeda.
segunda-feira, 30 de agosto de 2021
A Perfeição
O que me tranquiliza
é que tudo o que existe,
existe com uma precisão absoluta.
O que for do tamanho de uma cabeça de alfinete
não transborda nem uma fração de milímetro
além do tamanho de uma cabeça de alfinete.
Tudo o que existe é de uma grande exatidão.
Pena é que a maior parte do que existe
com essa exatidão
nos é tecnicamente invisível.
O bom é que a verdade chega a nós
como um sentido secreto das coisas.
Nós terminamos adivinhando, confusos,
a perfeição.
Clarice Lispector
domingo, 29 de agosto de 2021
sábado, 28 de agosto de 2021
Quero acolher com generosidade o que em mim se manifesta de forma incorreta. Não vou pedir permissão aos outros para desenvolver a mim mesma, mando no meu corpo e em tudo o que ele confina, coração incluído, consciência incluída.
Talvez eu esteja com receio de ter ido longe demais desta vez e esteja
preparando a minha defesa, caso alguma coisa não saia como esperado. O
que eu espero? Não espero nada, espero tudo, estou à deriva nessa
aventura. Eu queria cristalizar esse momento da minha vida, mas estou em
alta velocidade, e não sei se quero ir adiante, só que eu não tenho
opção. Acho que é isso. Eu tinha opções, agora não tenho. Não consigo
parar esse trem."
sexta-feira, 27 de agosto de 2021
quinta-feira, 26 de agosto de 2021
Versículos do dia
Porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se.
2 – Romanos 1:21
Exportações de algodão atingem recorde em ano comercial
Técnico da Anvisa explica como funciona remédio anticovid aprovado pela agência
Autarquia liberou uso emergencial do Regkirona
quarta-feira, 25 de agosto de 2021
terça-feira, 24 de agosto de 2021
segunda-feira, 23 de agosto de 2021
Possíveis causas da extinção dos Neandertais, segundo estudo
Conheça os possíveis motivos por trás do desaparecimento desses ancestrais
Estudo publicado em Proceedings of the Royal Society B. sugere que os homens de Neandertal, que viveram na Europa por volta de 250 mil anos atrás, se extinguiram há 28 mil anos, em parte devido à idade do gelo, e porque tinham olhos maiores do que a espécie humana de hoje, desenvolvidos em uma área de processamento visual muito maior na parte posterior de seus cérebros.
A pesquisa explorou a ideia de que os Neandertais viveram em época de noites longas e escuras e dias mais turvos europeus. Já os humanos que ficaram na África continuaram a desfrutar de dias brilhantes e bonitos, e desenvolveram seus lobos frontais, associados ao pensamento de nível superior, antes de se espalharem pelo globo.
Reconstrução facial de um Homo neanderthalensis / Crédito: Divulgação / Wikimedia Commons / Hermann Schaaffhausen
A pesquisadora Eiluned Pearce, da Universidade de Oxford, em seu estudo, comparou moldes de crânios de 32 Homo sapiens e 13 Neandertais, e descobriu que os Neandertais tinham órbitas oculares significativamente maiores, o suficiente para eles usarem significativamente mais de seus cérebros para processar informações visuais.
O estudo apontou, ainda, que os Neandertais tinham uma parte cognitiva menor do cérebro e isso os teria limitado, incluindo sua capacidade de formar grupos maiores, e afetado a capacidade de inovar e se adaptar à era do gelo. Mas a pesquisa ainda revelou que os Neandertais eram muito inteligentes, mas não na mesma categoria do Homo sapiens.
Apesar da pesquisa identificar o tamanho e a estrutura do cérebro Neandertal, não deu nenhuma indicação real de como o cérebro da espécie funcionava, mas mostraram que o tamanho dos olhos é proporcional à quantidade de espaço do cérebro dedicado ao processamento visual.
Coluna - Fabiano de Abreu, neurocientista, biólogo e historiador
Fonte e créditos: Revista Aventuras na História