Foi publicada no Diário Oficial do município de Campina Grande-PB, edição nº 2.709, a Lei nº 7.840/2020 em que denomina de Profª MARIA DE LOURDES RIBEIRO BARBOSA FERNANDES, uma das novas Ruas do município de Campina Grande-PB. A propositura foi do Vereador Anderson Maia e foi aprovada, à unanimidade, pelos seus pares. A citada Lei foi sancionada pelo Prefeito Bruno Cunha Lima Branco no último dia 06 de janeiro de 2020.
A homenagem representa um importante e merecido resgate que a cidade de Campina Grande faz a pessoa da educadora “Lourdinha”, sobretudo pela sua entrega e devoção ao magistério campinense.
A terceira de uma prole de seis irmão, “Lourdinha”, como era por todos conhecida, estudou e cursou pedagogia na sua terra natal Campina Grande, ocupando, com proficiência, a função de professora titular e orientadora educacional da, hoje, Universidade Estadual da Paraíba, local onde começou a formar e preparar profissionais para a vida.
Se destacou naquela comuna acadêmica, dentre outros, pelos inúmeros trabalhos ministrados em prol de crianças carentes nos bairros da terra da Borborema. A Professora era casada com José Eudes Martins Fernandes, com quem teve os filhos Eudinho, João Pedro, Caroline e Leila.
Em 1969, juntamente com uma amiga, impulsionada pelo desejo de servir sempre aos mais necessitados, criou um curso gratuito para empregadas domésticas, ponto de partida para o nascimento da 1ª Associação da Classe na cidade de Campina Grande-PB.
Posteriormente, com a ajuda de duas irmãs e um cunhado, fundou o Centro de Desenvolvimento Infantil, Colégio CDI – na prata –, e, durante quase 20 anos, foi um dos mais renomados centros de educação da cidade de Campina Grande, administrando aquela unidade educacional com a ajuda de seu esposo Eudes Fernandes.
Educadora e administradora incisiva, agarrou-se aos seus ideais, trazendo desenvolvimento e relevantes serviços educacionais ao povo campinense.
A sua lembrança para nomear uma das Ruas dessa cidade de Campina Grande-PB é, antes de tudo, um ato merecido de resgate e de inteira justiça à pessoa e à família da Profª MARIA DE LOURDES RIBEIRO BARBOSA FERNANDES, a nossa eterna “Lourdinha”.
Teófilo Júnior


Nenhum comentário:
Postar um comentário