sábado, 23 de setembro de 2017

Pós-verdade



GE ATUALIDADES

Fábio Sasaki (editor):

“De tempos em tempos surgem alguns termos definidores de uma era. A ‘pós-verdade’ é a palavra da vez, cujo conceito refere-se às ‘circunstâncias em que os fatos objetivos têm menos influência sobre a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais’. Ou seja, muitas pessoas preferem acreditar em informações que não tenham base na realidade, desde que elas estejam alinhadas com a sua visão de mundo.”

(GE Atualidades, Fábio Sasaki, Carta ao Leitor, São Paulo: Abril, ed. 26, 2º semestre 2017, p. 4.)

Lisandra Matias:
“‘Eu não ficaria surpreso se pós-verdade (post-truth, em inglês) se tornasse uma das palavras definidoras do nosso tempo’, disse Casper Grathwohl, presidente da Oxford Dictionaries, em novembro de 2016. Na ocasião, a expressão havia sido eleita a palavra do ano pelo Dicionário Oxford, referência global para a catalogação de novos termos.

“O substantivo foi definido como ‘relativo ou referente a circunstâncias nas quais os fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais’. Isso significa que, na sociedade atual, as interpretações e as versões de um fato teriam mais importância do que o acontecimento em si. Ou seja, a verdade factual torna-se irrelevante, e o que importa mesmo são as crenças, ideologias e opiniões.”

Origem do termo

“A palavra ‘pós-verdade’ apareceu pela primeira vez em 1992, na revista americana The Nation, em um artigo do dramaturgo sérvio-americano Steve Tesich a respeito da Guerra do Golfo (1990-1991). O autor já apresentava a ideia de que, numa sociedade dominada pela pós-verdade, os fatos importam menos do que as crenças. Doze anos depois, o escritor norte-americano Ralph Keyes colocou o termo no título de seu livro A Era da Pós-Verdade: Desonestidade e Decepção na Vida Contemporânea. Mas foi só em 2016, com o artigo Arte da Mentira, na revista inglesa The Economist, que a expressão ganhou popularidade.” [...]

(GE Atualidades, Lisandra Matias, Sob o domínio da pós-verdade, São Paulo: Abril, ed. 26, 2º semestre 2017, p. 174.)
 

Nenhum comentário: