sábado, 30 de abril de 2016

Vereador cobra medidas para que CAGEPA substitua canos de amianto em Pombal

O vereador Edno Dantas (PSL-FOTO), cobrou na sessão ordinária desta segunda-feira (25/04), que os parlamentares da casa "Avelino Queiroga de Cavalcanti" se unam para formar uma comissão para cobrarem da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) e do Governo do Estado, a substituição com urgência dos canos de amianto, utilizados nas tubulações que levam águas as residência em Pombal, no Sertão da Paraíba.

Conforme o vereador, os canos utilizados pela CAGEPA são de amianto, uma substância considerada altamente cancerígena, o vereador lembrou que nos últimos dias quatro pessoas morreram em decorrência da doença na cidade.

Edno lembrou ainda que na Policlínica (Posto Central de Saúde), existe o registro com inúmeros casos de câncer registrados no município e que assim como foi proibida a venda de caixas de água e telhas fabricadas com amianto é necessário que os canos sejam substituídos, uma vez que a água levada nos referidos canos é consumida pela população da cidade.

Abaixo escute a fala do vereador na tribuna da Câmara.


* O que é Amianto?
O amianto é um mineral que ocorre na natureza. Uma variedade da substância, o amianto branco, é usado na indústria da construção civil nos países em desenvolvimento, mas é proibido na maioria dos países industrializados, devido aos riscos para a saúde.

Outras formas de amianto – o azul e o marrom – são proibidos em todo o mundo.

Para que serve o amianto?
O amianto é resistente ao calor e ao fogo. Além disso, o material é resistente e barato, por isso pode ser usado de diversas formas. Ele pode ser misturado ao cimento para fabricação de tetos e pisos. Também é utilizado em canos, tetos, freios, entre outros.

O amianto é perigoso?
Fragmentos microscópicos de fibras de amianto são potencialmente perigosos quando inalados e podem provocar doenças respiratórias:

•Câncer de pulmão, que é o mais comum em pessoas expostas ao amianto; 

•Mesotelioma, uma forma de câncer no peito que praticamente só ocorre em pessoas expostas ao amianto; 

•Asbestose, uma doença que causa falta de ar e pode levar a problemas respiratórios mais graves. 

Henio Wanderley - HW COMUNICAÇÃO
* BBC Brasil

Nenhum comentário: