domingo, 13 de novembro de 2011

Nem elogiou Beltrame e projeto das UPPs

Um dos homens mais procurados pela polícia do Rio, Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, chefe do tráfico da Rocinha, preso na última quinta-feira, é fã do ex-presidente Lula, diz que o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, é “um dos caras mais inteligentes que já viu” e acredita que o Rio precisa do projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).

Seis dias antes de ser capturado na Lagoa, Nem falou de política, polícia e até mesmo religião em entrevista à revista Época. O traficante classificou como “excelente” o projeto das UPPs.

E afirmou que não permite a venda de crack na Rocinha porque a droga “destrói as pessoas, as famílias e a comunidade inteira”. Sobre corrupção policial, Nem revelou que “paga muito por mês a policiais.” Dizendo-se religioso, alegou tentar afastar os jovens da favela do crime.

A entrevista ocorreu no último dia 4, num campo de futebol no alto da favela. Durante o encontro com a jornalista Ruth de Aquino, Nem disse acreditar que a maconha venha a ser liberada no país nas próximas duas décadas.

"Já pensou quanto as empresas iam lucrar? Iam engolir o tráfico". O traficante elogiou o projeto das UPPs, afirmando que “o Rio precisava de um projeto assim".

Na visão de Nem, "a sociedade tem razão em não suportar bandidos descendo armados do morro para assaltar no asfalto e depois voltar. Aqui na Rocinha não tem roubo de carro, ninguém rouba nada, às vezes uma moto ou outra. Não gosto de ver bandido com um monte de arma pendurada, fantasiado."

O chefão do tráfico da Rocinha elogiou o secretário Beltrame: "Se tivesse mais caras assim, tudo seria melhor. Ele fala o que tem de ser dito ". Nem até mesmo arriscou fazer uma análise das UPPs, apontando o que considera ser uma fragilidade do projeto.

"A UPP é um projeto excelente, mas tem problemas. Imagina os policiais mal remunerados, mesmo os novos, controlando todos os becos de uma favela. Quantos não vão aceitar R$ 100 para ignorar a boca de fumo?”


O Globo

Um comentário:

Jairo Alves disse...

Acho tão interessante esta forma, e maneira boba que o tráfico tem ganhado e vem crescendo, nessas últimas décadas no Brasil e, como é de se notar, a ousadia e o poder de um traficante milionário com dinhiero sujo, explorado as custas do tráfico organizado, e, é o tal; ele próprio é quem elogia as autoridades, os ministros, as "seguranças" brasileiras.
É mais uma piada do que um elogio. Não há outra moeda para ser trocada a versão. Quem deveria fornecer agradecimentos e elogios