quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Celebrando as diferenças

Certa vez estava aconselhando um casal com sérias dificuldades conjugais. Frases como as seguintes recheavam a conversa: “Nós não somos compatíveis, não temos nada em comum, somos diferentes como o dia da noite!”. Em suma, o casal estava dizendo que, devido às diferenças entre si, era impossível viverem juntos em harmonia.

“Vocês são realmente diferentes. Se fossem iguais, um de vocês seria desnecessário. E é exatamente por isso que precisam um do outro: um gosta de café o outro de chá; um vai para a cama cedo e o outro bem mais tarde” – ponderei.

Depois de passar por situações semelhantes às daquele casal pude perceber que uma das maiores bênçãos em minha vida é o fato de Judith, minha esposa, e eu, termos personalidades totalmente diferentes. Sou extrovertido, ruidoso, falante, enquanto ela é mais tranqüila e serena. Somos diferentes, e ai vemos os planos de Deus. O contraste de nossas personalidades, quando estou barulhento, me ajuda a perceber sua serenidade e, automaticamente, chego a um equilíbrio, por outro lado, quando ela extrapola sua tendência de se ensimesmar, meu entusiasmo a traz mais para a superfície. Ocasionalmente, essa situação causa atritos, pois chego a me irritar um pouco quando ela fica muito reservada e ela, por sua vez, também se incomoda quando estou muito exuberante. O “X” da questão é fazermos com que essas diferenças trabalhem a nosso favor, e não contra nós. De que modo? Aceitando as diferenças um do outro, em vez de tentar mudar um ao outro (Romanos 12:10)! Observando o cônjuge e notando suas características, compreendendo-o, apreciando-o, comunicando-se, respeitando as próprias características, honrando e valorizando o cônjuge e permitindo que a graça de deus facilite a interação e diminua os atritos entre o casal.

Nem todas as diferenças são facilmente aceitáveis e trabalháveis. Precisa haver ajustes, tolerância, respeito, compreensão entre o casal. Que Deus nos ajude em nosso mútuo caminhar!

“Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia a sua companheira” (Provérbios 27:17)

PENSE NISSO:

Não há casamento perfeito. Todos estamos aquém dos padrões de Deus. O segredo de um casamento não é simplesmente achar a pessoa certa, mas ser a pessoa certa!


Jaime Kemp
(Devocional para Casais)

Nenhum comentário: