sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Namorar

Namorar quer dizer inspirar amor em alguém, cativar o outro, desejar ardentemente o pretendente. Se a tradução para essa palavra contém sentimentos tão fortes, por que será que, depois de estabelecer uma relação afetiva estável, nós nos esquecemos de praticar o namoro, como se o outro já estivesse ganho, não precisasse mais ser conquistado por nós?

Moro num bairro arborizado e todos os dias saio para caminhar bem cedo. Antes das sete da manhã encontro diariamente o casal Elizabeth e Adrian, dois alemães de cabeça branca, mas olhos muito ardentes. Outro dia, depois de presenciar uma sessão de alongamento, em que ele a ajudava a esticar a coluna, Adrian me disse: “agora vamos para casa tomar o nosso café e namorar um pouquinho. Essa caminhada abre completamente nosso apetite.”

Se você sabe bem o que é pretensão, pode entender o que senti quando ouvi as palavras de Adrian. Pensei que, quando meus cabelos também estiverem bem branquinhos, vou querer ser assim, ativa, apaixonada e acesa como eles.

A vida de um casal é cheia de desafios e também de muitas tentações. Quando esquecemos de manter a chama do namoro acesa entre nós e o objeto do nosso afeto, corremos o risco de um outro ouvir e fazer aquilo que deveríamos estar praticando com extrema dedicação.

Quem pensa que só porque se casou ou mantém uma relação muito duradoura não corre riscos está se apegando a uma falsa segurança. Assim como gostamos de ser conquistados o tempo todo, devemos nos manter atentos para conquistar o outro no dia a dia, fazendo pequenos carinhos, preenchendo suas expectativas afetivas, nos mantendo por perto e bem alertas.

Casais felizes sabem que... casais felizes, que estão juntos por pouco ou muito tempo, conservam o traço do namoro como uma característica comum. Não só hoje, no dia dos namorados, mas sempre, vale um beijo mais ardente, um passeio de mãos dadas, um abraço com entrega..., o que não vale é descuidar do outro, deixando de trazê-lo sempre para perto do nosso coração.


Anna Saslow
(101 Segredos dos Casais Felizes)

Nenhum comentário: