A artista chinesa tem 41 anos e movimenta-se com a vontade nos domínios da instalação, da performance e do vídeo. Yingmei Duan foi convidada a participar no “Pavilhão do Realismo", que ocorreu ano passado em Pequim e Shangai, em simultâneo com a Exposição Mundial de Shanghai.
Yingmei Duan questiona habitualmente os aspectos da vida quotidiana – os sonhos, as memórias, os anseios, os medos.
“Venho da China, que tem uma cultura muito diferente. Não há educação sexual no sistema escolar. Antes dos 21 anos, realmente eu não sabia nada sobre sexo e nunca tinha sequer usado a palavra.
Tinha um monte de perguntas na cabeça, por exemplo: ‘Porque fica grávida uma mulher?’, ‘De onde vim?’... Tudo isso até ao dia em que uma amiga me perguntou o que eu sabia sobre sexo. Desde esse dia tenho estado muito ocupada.” (Yingmei Duan, 2003)
Yingmei Duan e Marco Mazzaro, “Friend”, Itália, 2003
Em 2003, em Braunschweig, a artista concebeu e interpretou a performance “Friend” juntamente com o seu colega Mirko Winkel. Com Marco Mazzaro participou em Itália na Bienal de Veneza e no Padiglione d'Arte Contemporanea (PAC), concluindo a sequência nesse mesmo ano em Oxfordshire (Inglaterra), no Braziers International Artists Workshop, em parceria com Cláudio Torsa. Yingmei Duan reside atualmente em Braunschweig, na Alemanha.
Um comentário:
POR ACASO ISSO É UMA AULA DE ANATOMIA AO AR LIVRE??? (EH,EH,EH...)
Postar um comentário