quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O homem que falava com as vacas



Muitos assistiram ao filme « O encantador de cavalos» com Robert Redford ; aqui na Fazenda Tamanduá nós tinhamos « O Homem que fala com as Vacas » ! Trate-se de Raimundo Vigolvino Nonato, Seu Galego que vai se aposentar e deixar a Fazenda Tamanduá, situada no município de Santa Terezinha-PB, próximo a cidade de Patos.

Irmão de Severino, Galego começou a trabalhar conosco em 1990.

Aqui ele encontrou Alan, o recém formado veterinário.

O início das relações foi um pouco tenso, cada um carregando grandes conhecimentos, um práticos o outro mais teóricos, e choques de cultura ocorreram.

Mas rapidamente estabeleceu-se uma cumplicidade que foi das mais produtiva para a fazenda e o bem-estar do rebanho. As vacas biodinâmicas se tornaram definitivamente felizes !

Com humildade e dentro de uma visão biodinâmica pela qual ele se formou, Alan resolveu ouvir Seu Galego e aproveitar a soma fantástica de sabedoria empírica dele. Foi um sucesso !
Montamos a nossa farmácia fitoterapeútica, resgatando a farmácia veterinaria sertaneja a base de plantas. Administramos melhor as pastagens.

Mas o grande feitio de Galego era o seu relacionamento excepcional com o seu rebanho : além de conhecer pessoalmente as 200 vacas, ele sabia na ponta da lingua a genealogia de cada uma bem como as suas caracteristicas leiteiras, vícios e qualidades.

Com certas delas, ele mantinha uma verdadeira amizade como Marionete, por exemplo.

Manejando o gado com calma, sem gritar nem bater, ele esta deixando um rebanho pacato que confia no homem e faz a admiração de cada visitante.Afinal, o gado é o reflexo do vaqueiro ! Vaqueiro manso : gado manso ! Vaqueiro brabo : gado brabo !

Ele deixa na Fazenda Tamanduá três filhos, Maciel, vaqueiro, Neto e Raimundinho, tratoristas e três filhas, Margarete, Marta e Márcia.

Uma página da história da Fazenda virou !


Fonte:
Site da Fazenda Tamanduá

Um comentário:

Jairo Alves disse...

É pura e verídica a histótria de Raimundo Vigolvino: Vaqueiro manso, gado manso. E sem contar as propriedades que esse rebanho vai dar em produção de leite ao seu dono. Pois, já foi provado cientificamente que, tanto as vacas escutarem som, ou forem bem tratadas, aumenta o leite ao dobro. Agora faço uma pergunta: Quantas ainda nesse alto sertão, estão dando 1 litro ou litro e meio de leite? Precisam do afeto de seu Galego para darem mais leite e lhe escutar o que ele vos dizem. Que pena que o senhor Galego, vai se aposentar e deixar a fazenda Tamandoá. Que pena... As duzentas vacas leiteiras, vão com certeza, profundamente, sentirem a vossa ausencia. Mas como todo mundo vem e nos deixa a sua bondade, um dia ele vai. mas ela fica... É assim que que ele vai descançar no teu aposento, mas deixando seu enorme sua carinho aos animais e aos que lhe tem como um verdadeiro vaqueiro sertanejo.