segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Bomba: achamos Bin Laden!


Cantor brega alagoano, autor do hit do youtube “Homem Bomba”, abandona as barbas e os trajes árabes. Diz, com exclusividade, que não quer manter o apelido de terrorista do amor, mas não desiste de praticar atentados musicais

Foi difícil, mas conseguimos encontrar o terrorista do amor no confins de Alagoas.


A missão era complicada: encontrar o esconderijo de Bin Laden. A reportagem do R7 só tinha uma informação, a de que o terrorista estava vivendo em Jacaré dos Homens, cidadezinha de 6 mil habitantes, no sertão alagoano, a 196 km de Maceió.

Mas ninguém sabia informar exatamente o paradeiro do compositor do sucesso Homem-bomba. Um morador deu a pista enigmática: “Esse cabra tá entocado”.

Conexão com o governo

Não, este Bin Laden, apesar de ser barbudão e de se vestir como um integrante do talibã ou da Al-Qaeda, não está na lista da CIA entre os terroristas mais procurados do planeta. Não é saudita, nem tem 53 irmãos, cinco esposas e doze filhos. Mas o Osama nordestino provocou grande estrondo na Internet com seu forró arrasa-quarteirão, em um vídeo postado ao lado de duas dançarinas desajeitadas. Mesmo assim, um Bin Laden é Bin Laden em qualquer lugar do mundo – inclusive em Jacaré dos Homens. Ou seja, é bem difícil de ser localizado. Curiosamente, a pacata Jacaré dos Homens fica próxima a um município chamado Palestina. É muita coincidência para Bin Laden.

Nossa primeira tentativa foi falar com a imprensa local. Sem sucesso. Nem jornalistas nem radialistas sabiam ao certo por onde andava o famoso terrorista do youtube. Conversamos com a secretária da Cultura e até com o prefeito de Jacaré dos Homens, José Ernesto Silva Júnior. Eles ficaram na dúvida se poderiam passar o contato do barbudo. Será que o governo da cidade estaria tramando alguma coisa com Bin Laden?

A localização

Por fim, a reportagem ligou para um número aleatório da cidade. Um prestativo morador, identificado apenas como Júnior, disse que Bin Laden não tinha telefone. Mas ele avisou que um orelhão em frente ao esconderijo do terrorista poderia ser usado para um contato.

Foi difícil. Só na quarta tentativa, bingo, encontramos o barbudão. De cara, uma surpresa: Bin Laden avisou que está promovendo uma mudança de vida e na carreira. Não quer mais ser chamado assim, de Bin Laden.
Seria medo, digamos, de perseguição da CIA, da milícia talibã, do Al-Qaeda, dos sauditas? Ele responde, com forte sotaque nordestino:

- Não, oxe. Senti desgosto com o Bin Laden e larguei o nome. Agora canto em uma dupla.

O Bin Laden do Brega, o terrorista do amor, está abandonando sua alcunha e quer passar a ser conhecido como Almir Martins, seu nome original.

O cantor, alagoano de 50 anos, não recebeu dinheiro pelo clássico “Homem-Bomba”. Mas ganhou fama no sertão alagoano. Simpático, Bin Laden Paz e Amor anuncia:

- A internet foi muito boa pra mim e o terror foi uma brincadeira sadia. As pessoas nunca vão esquecer o Bin Laden. Ele continua no coração de todo mundo.

Apesar da vontade de promover uma transformação radical, conforme conversava com a reportagem, o cantor, emocionado, voltou a se assumir como Bin Laden.

O estopim

Ele contou que nunca pensou em ser cantor. Sua carreira musical começou por acaso. Quando o Bin Laden original mandou derrubar as Torres Gêmeas de Nova York, em setembro de 2001, alguns moradores de Jacaré dos Homens notaram certa semelhança entre Almir Martins e o líder da Al- Qaeda.

Para o carnaval do ano seguinte, Martins gostou da ideia de ser sósia do saudita – ainda que fosse o saudita mais procurado do planeta. Deixou a barba crescer, arranjou algumas roupas parecidas com as usadas no Oriente Médio e se transformou no Bin Laden do Brega.

- Eu não cantava nada, ainda hoje não canto bem. Mas comecei a fazer umas músicas minhas. E gravei meu primeiro CD, com a música “Homem Bomba”, que estourou.

As binladinhas e os binladinhos

O Bin Laden do Brega não prega a violência. Até critica o terrorista original pelos atentados nos Estados Unidos. Ele revela, enfático, como ficou sabendo dos atentados de 11 de setembro:

- Estava na fila do banco quando soube do ocorrido, naquele dia. Corri pra casa e acompanhei tudo pela televisão. Foi uma coisa muito ruim que aconteceu nos Estados Unidos. A gente, aqui em Alagoas, não queria isso, não.

O cantor já gravou quatro CDs, interpretando o fino da música brega. No “auge do sucesso”, em 2005, fazia show cercado de bombas e até chegou a se apresentar com dançarinas, chamadas de as “binladinhas”.

- Depois da fama arranjei as dançarinas. Mas, como fiz sucesso, os “cabras” vieram, se engraçaram, começaram a namorar e agora casaram com elas. Fiquei sozinho.

Ele quer bombar


Depois do sucesso veio a depressão. Sem conseguir dinheiro com a carreira artística, Bin Laden largou a música e se dedicou à profissão original -- a de pedreiro da Prefeitura. Afinal, o terrorista do amor fez jus ao apelido e tem família. Produziu sete filhos – contra os doze do original saudita.

No meio de 2009, surgiu uma proposta para voltar. Bin Laden deve bombar outra vez nas paradas de sucesso de Alagoas, ou quem sabe no Brasil, agora com a dupla Almir Martins & Elton Matias.

- Continuo fiel ao meu estilo, só que agora resolvi misturar. Como faço parte de uma dupla, agora toco breganejo.

A barba pode ter ido embora, assim como o nome de terrorista. Mas as novas músicas prometem ser explosivas. Um verdadeiro atentado aos ouvidos alagoanos. O Osama Bin Laden saudita que se cuide.


Fonte: Thiago Varella, do R7Texto:

2 comentários:

Unknown disse...

Esse cara é mesmo um ..."estouro" !!! ah,ah,ah...

Jairo Alves disse...

iroQuando eu vi o anuncio: "Bomba: achamos Bin Laden!" Eu digo,essa era a que fatava! A mais recente, tanto da R7, quanto em todo o mundo. Eu sei que tudo o que está oculto, um dia deve aparecer, mas logo assim de cara como esta?...Idêntico. Duas faces parecidas, mas com sorrisos e profissões bem diferentes né? Um bregueiro e o outro, terrorista.
Esse, o Bin Laden alagoano, é exemplo em face da paz e do mundo artistico,enquanto mostra a violência por outro lado, dos atos desumanos do terror islâmico! Valeu Almir Martins!