domingo, 27 de setembro de 2009

Governo de Micheletti dá prazo ao Brasil para que defina status de Zelaya


Na noite deste sábado (26), o governo interino de Roberto Micheletti deu um prazo de dez dias ao Brasil para que defina o status do presidente hondurenho deposto, Manuel Zelaya, que desde a segunda-feira passada está refugiado na Embaixada do país em Tegucigalpa.

O governo Micheletti exigiu ainda que o Brasil se assegure de que sua Embaixada não será usada por Zelaya "para pregar a violência", em alusão ao pedido do presidente deposto que pediu à população hondurenha que pratique "atos de desobediência civil" contra o regime interino.

Em comunicado o governo pede que o Brasil "tome medidas imediatas que assegurem que Zelaya deixe de utilizar a proteção da missão diplomática brasileira para instigar a violência em Honduras".

O texto diz ainda que o regime interino tem mostrado uma paciência "infinita" e reagido "moderadamente à violência nutrida" dentro da Embaixada, mas assegura que respeitará o espaço conforme indicado pelas leis internacionais, desde que o prazo de dez dias seja respeitado. "Do contrário, tomaremos medidas adicionais previstas no Direito Internacional."

Histórico

Zelaya voltou a Honduras quase três meses depois de ser expulso. Nas primeiras horas do dia 28 de junho, dia em que pretendia realizar uma consulta popular sobre mudanças constitucionais que havia sido considerada ilegal pela Justiça, ele foi detido por militares, com apoio da Suprema Corte e do Congresso, sob a alegação de que visava a infringir a Constituição ao tentar passar por cima da cláusula pétrea que impede reeleições no país.

O presidente deposto, cujo mandato termina no início do próximo ano, nega que pretendesse continuar no poder e se apoia na rejeição internacional ao que é amplamente considerado um golpe de Estado --e no auxílio financeiro, político e logístico do presidente venezuelano, Hugo Chávez-- para desafiar a autoridade do presidente interino e retomar o poder.

Isolado internacionalmente, o presidente interino resiste à pressão externa para que Zelaya seja restituído e governa um país aparentemente dividido em relação à destituição, mas com uma elite política e militar --além da cúpula da Igreja Católica-- unida em torno da interpretação de que houve uma sucessão legítima de poder e de que a Presidência será passada de Micheletti apenas ao presidente eleito em novembro. As eleições estavam marcadas antes da deposição, e nem o presidente interino nem o deposto são candidatos.

Mas o retorno de Zelaya aumentou a pressão internacional sobre o governo interino, alimentou uma onda de protestos que desafiaram um toque de recolher nacional e fez da crise hondurenha um dos temas da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), reunida em Nova York esta semana. A ONU suspendeu um acordo de cooperação com o tribunal eleitoral hondurenho e a OEA planeja a viagem de uma delegação diplomática a Honduras para tentar negociar uma saída para o impasse.

Pelo menos duas pessoas morreram em manifestações de simpatizantes de Zelaya reprimidas pelas forças de segurança durante um toque de recolher que foi suspenso nesta manhã. Nesta quinta-feira, houve novas marchas em favor do presidente deposto, mas também manifestações favoráveis ao governo interino.


Fonte:Folha on line
Com Efe e France Presse

2 comentários:

Unknown disse...

SE VOCÊ SINTONIZAR AS TVS DE HONDURAS PELA WWITV.COM, VAI VER QUE PARECE QUE NADA ESTÁ ACONTECENDO NO PAÍS. PROGRAMAS DE MODA, MÚSICA, ENTRETENIMENTO; EITA QUE NÓ GRANDE ! CREIO QUE UMA ELEIÇÃO ENTRE ZELAYA E MICHELETTI EM NOVEMBRO ACABARÁ COM ESSA CONTENDA ! PORE´M ZELAYA NÃO PODE USAR A EMBAIXADA DO BRASIL EM TEGUCIGALPA PARA FAZER PALANQUE ELEITORAL. (FICO PENSANDO COMO O GOVERNO BRASILEIRO REAGIRIA SE AS TROPAS DE MICHELETTI INVADISSE A EMBAIXADA. CREIO QUE SÓ HAVERIA ZUADA POIS O BRASIL NÃO RECONHECE MICHELETTI COMO O GOVERNANTE LEGÍTIMO DE HONDURAS. VAMOS VER NO QUE VAI DAR !!! :) (QUANDO VEJO ZELAYA NA TV, ME LEMBRO DAQUELES TEXANOS DO VELHO OESTE E DO PREFEITO DE SÃO BENTINHO) :)

Unknown disse...

ZELAYA É A CARA DO RATINHO !!! (SÓ QUE DE CHAPÉU DE COWBOY!! AH,AH,AH...)