domingo, 22 de março de 2009

Por que sua voz fica mais grave quando você está gripado?

"Com uma gripe, diversas partes do aparelho respiratório superior ficam inchadas, incluindo as cordas vocais", diz Michael G. Stewart, otorrinolaringologista e chefe do Hospital Presbiteriano de Nova York/Centro Médico Weill Cornell. As cordas vocais são finas membranas que vibram sobre uma pequena área entre duas camadas de tecido, ele explica, "e cada pequeno inchaço da própria corda ou o espaço de tecido de suporte faz com que a voz soe mais grave ou rouca, pois a frequência da vibração é reduzida."


Cada pequeno inchaço da própria corda ou o espaço de tecido de suporte faz com que a voz soe mais grave ou rouca, pois a frequência da vibração é reduzida
Tecnicamente, trata-se da laringite, ou inflamação da laringe com inchaço das cordas vocais, mesmo que a pessoa não fique realmente sem voz, diz Stewart.

"Em casos mais graves, se o inchaço for grande demais", ele continua, "as cordas vocais deixam de vibrar, fazendo com que a pessoa não consiga falar exceto em sussurros - que é como a 'laringite' é representada em filmes e na TV."

Sussurrar causa o aumento do inchaço, e deve ser evitado quando se tem laringite, explica Stewart. Tosses excessivas fazem as cordas vocais se chocarem fortemente, o que também causa inchaço e explica porque sua voz também fica rouca após muita tosse, segundo ele.

A laringite também pode ser causada por uma infecção da própria laringe, ou caixa vocal, sem outras infecções no aparelho respiratório superior, diz Stewart. Essa infecção é geralmente viral, mas também pode ser por bactérias.


Fonte: Por C. Clairborne Ray
The New York Times

Nenhum comentário: