domingo, 29 de março de 2009

Hospitais privados poderão ser proibidos de exigir caução em casos de urgência


Tramita na Assembléia Legislativa da Paraíba um projeto de lei de autoria do deputado João Henrique (DEM) que dispõe sobre a proibição da obrigatoriedade de caução (garantia financeira) ou depósito de qualquer natureza, para possibilitar a internação de doentes em situação de urgência e emergência em hospitais da rede privada do Estado.

De acordo com o projeto, comprovada a exigência de depósito, o hospital será obrigado a devolver em dobro o valor depositado e retratar-se ao responsável pelo internamento. Em caso de repetência, os hospitais credenciados no Sistema Único de Saúde (SUS) serão descredenciados e seus diretores ou proprietários responderão criminalmente conforme o código penal brasileiro.

O deputado João Henrique destaca em sua justificativa que é preocupante o número de pessoas que deixam de ser atendidas em situação de urgência e emergência nos hospitais da rede privada por não possuírem um plano de saúde.

“Os hospitais só realizam o devido atendimento ao paciente, mediante caução ou depósito que garanta em primeiro lugar, o recebimento do valor referente ao procedimento, não priorizando a vida, que é o bem mais importante”, enfatiza.

“É certo que os hospitais privados sobrevivem de seus atendimentos, pois através deles, honram seus compromissos com funcionários e fornecedores. O que hora defendemos não é a realização por parte das unidades de saúde privadas, de todos os procedimentos gratuitos, mas sim, que possam atender aqueles pacientes que estejam em situação de urgência e emergência, portanto, com a sua vida em risco”, acrescentou.



Fonte: Cristiano Teixeira
WSCOM Online

Um comentário:

Unknown disse...

PODERÃO ???!!!! ISSO É CRIME...É OMISSÃO DE SOCORRO!!!! EITA BRASIL!