segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Restrições


Hoje, de inopino, resolvi visitar o médico endoscopista. E não deu outra, após um breve interrogatório receitou-me um menu de restrições alimentares nunca antes visto. Agora, não posso isso, não posso aquilo, aquilo outro faz mal, não como assim nem assado, não bebo álcool, fumar continuo não podendo (nunca fumei mesmo), comer, ou melhor, mastigar rápido nem em sonho.


Mas, diante de tantas proibições e nãos, mastigar mais o que? restou-me quase nada, até mesmo o cafezinho que eu achava inofensivo virou inimigo declarado de meu estômago.


Decididamente estou fadado a debulhar o terço dos "faz mal". Logo eu que tanto gosto de café.


A propósito dessa quase preferência nacional, é de se dizer que o rei Gustavo III da Suécia adorava a ciência com a mesma intensidade que odiava o café. No fim do século 18, tentou provar que a bebida era um veneno (assim como o edoscopista está fazendo comigo). E fez um teste: um preso tomaria uma botija de café todos os dias, enquanto outro beberia chá. Durante anos, a saúde de ambos foi monitorada pelo médico do monarca.


O resultado, porém, teria surpreendido o rei - isso se ele estivesse vivo para ver: Gustavo morreu em 1792. Meses depois morreu o médico. Mais alguns anos e foi a vez do bebedor de chá. O que tomou café morreu só 12 anos depois.


- Ufa, ainda bem!!!!!

Nenhum comentário: