sábado, 4 de agosto de 2018

Como escrever uma carta para o Papa?

 
Todas as cartas que o Papa Francisco recebe são lidas e respondidas

O Papa Francisco recebe muitas cartas de pessoas de diferentes partes do mundo. E, por incrível que pareça, algumas dessas pessoas recebem não apenas uma resposta formal em nome do Papa. Há quem receba uma ligação pessoal do próprio Papa Francisco.

Esse foi o caso de uma italiana chamada Anna, que, em meio a um momento de desespero, decidiu escrever uma carta para o Papa Francisco pedindo aconselhamento.

Anna, divorciada, havia mudado de cidade, e ali ficou grávida de um homem que já tinha família. Segundo ela contou ao site Credere, Anna estava sendo pressionada pelo homem a abortar a criança.
Anna escreveu uma carta para o Papa, contando sua história.

Alguns dias depois, o telefone da casa dela tocou: “Olá, Anna, aqui é o Papa Francisco”.
Ela contou que o Papa lhe disse que tinha lido sua carta.

“Nós, cristãos, não devemos perder a esperança. Uma criança é um dom de Deus, um sinal da Providência”, disse-lhe o Papa.

Anna conta que as palavras do Papa Francisco “encheram o meu coração de alegria. Ele me disse que eu deveria ser corajosa e forte por meu filho”.

Nos longos minutos ao telefone com o Papa, Anna sentiu reafirmada a sua convicção de não abortar a criança.

E assim terminou o telefonema que mudou para sempre a vida de Anna, infundindo nela esperança e força para seguir em frente.

Carta

Não é raro que uma pessoa comum receba uma ligação pessoal do Papa Francisco. Todas as cartas e mensagens enviadas a ele são lidas e respondidas, por meio de um departamento da Secretaria de Estado do Vaticano, órgão responsável pela correspondência do Papa.

Assim, sempre foi possível enviar uma carta ao Papa, tanto a Francisco como aos seus predecessores. Mas o Papa Francisco, com seu estilo pastoral simples e próximo às pessoas, quando lhe é possível, gosta de entrar em contato diretamente com as pessoas.

Para onde enviar a carta?

A melhor maneira de se comunicar com o Papa é através de uma carta em papel. Ele não tem e-mail e, como é compreensível, não responde mensagens pessoais em seu Twitter.

A carta pode ser escrita em qualquer idioma. Ela deve ser enviada para o seguinte endereço:

Sua Santidade Papa Francisco
00120 – Cidade do Vaticano

E para ver o Papa?

Ver o Papa Francisco é sempre gratuito, mas, para poder participar de uma audiência ou encontro, há algumas regras específicas.

O principal encontro dos fiéis com o Papa é a catequese de quarta-feira no Vaticano. São as chamadas “audiências gerais das quartas-feiras”, para as quais é preciso solicitar um bilhete de entrada.

Quem organiza estas autorizações é a Prefeitura da Casa Pontifícia. Para as audiências das quartas-feiras, é necessário enviar um fax ou carta, ou ligar, das 9h às 13h (horário local de Roma), indicando o dia em que se deseja participar e o número de participantes. Os bilhetes são retirados antes do evento, no escritório situado no Portão de Bronze, na colunata da direita, na Praça de São Pedro.

Já para a oração do Angelus com o Papa aos domingo, não há nenhum requisito, basta estar lá ao meio-dia do domingo.



Nenhum comentário: