quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Bruzundangas

"Bruzundangas" é um substantivo feminino que pode significar "palavreado confuso, mistura de coisas imprestáveis, mixórdia, trapalhada, embrulhada". 
 
A FLIP 2017 ( Festa Literária Internacional de Paraty, deste ano) termina hoje. O homenageado foi Lima Barreto, escritor afro-brasileiro  e mestre da ficção de escárnio.
 
Em seu livro póstumo "Os Bruzundangas", publicado em 1923, com uma coletânea de crônicas onde a percepção aguda e crítica não deixa passar nada.  Fala da arte de furtar, de nepotismos desenfreados, de favorecimentos e privilégios. Fala da sociedade, das eleições, de religião, dos literatos e da imprensa que são causticamente abordados e servem de pano de fundo para a construção de sua obra literária.
 
Satiriza uma fictícia nação onde ele mesmo teria residido. Seus capítulos enfocam, entre outros temas, a diplomacia, a Constituição, transações e propinas, os políticos e eleições em Bruzundanga. Critica os privilégios da nobreza, o poder das oligarquias rurais, a futilidade das sanguessugas do erário, desigualdades, saúde e educação tratadas com desdém, enfim, mazelas parecidas às de um país real. Ao lê-lo, tem-se impressão de que o escritor retrata o Brasil dos dias atuais. E aí fica a dúvida: Lima Barreto foi um visionário? ou o país continua patinando desde sempre. O governo Temer é a síntese da definição de Bruzundangas: "palavreado confuso, mistura de coisas imprestáveis, mixórdia, trapalhada, embrulhada."
 
Eduardo P. Lunardelli

Nenhum comentário: