quarta-feira, 16 de abril de 2014

Morre o rei

Faleceu na madrugada da última terça-feira (15.04) o Sr. João Gomes Bezerra, aos 66 anos, popularmente conhecido por todos nós como "Fonhonhon".
 
Figura folclórica de nossa cidade, "Fonhonhon" se notabilizou pela sua popularidade e jeito fácil com que lidava com as pessoas e as situações que a vida lhe impunha. Homem pobre, exerceu por muitos anos a profissão de carpinteiro, ofício herdado do pai José Bezerra. Era muito comum encontrá-lo vendendo ombreiras de madeira pelas ruas da cidade.
 
Fanho, daí o apelido de "Fonhonhon", João encantava a todos com sua inconfundível interpretação de músicas paraguaias a exemplo de "galopeira" (veja o video abaixo) de autoria do compositor paraguaio Maurício Cardoso Ocampo, gravada por Chitãozinho e Xororó e pelo cantor Donizete.
 

Costumeiramente João Bezerra se apresentava em circos, programas de rádio e shows de calouros interpretando a canção, porém se anunciava como "o mexicano apaixonado".
 
Além de cantor, "Fonhonhon" também incorporava a figura do rei (reisado) durante as festividades de Nossa Senhora do Rosário na cidade de Pombal-PB.
 
Na última terça, o rei partiu vitimado por um ataque cardíaco no Hospital Regional de Pombal, deixando viúva a Sra. Benedita, oito filhos e netos além da orfandade da nossa mais genoína tradição cultural e uma legião de súditos.
 
O seu sepultamento ocorreu no final da tarde da última terça-feira no cemintério São Francisco.    
 
 
Teófilo Júnior

Nenhum comentário: