sexta-feira, 25 de abril de 2014

Choveu acima da média no sertão, diz AESA

A Agência Executiva de Gestão das guas da Paraíba (Aesa) registrou chuvas acima da média histórica em cinco cidades do Sertão paraibano. Os índices pluviométricos contabilizados do início de janeiro até a terceira semana de abril ultrapassaram os números esperados em Santa Teresinha (média de 683,4 mm e 745,8 mm acumulados), Princesa Isabel (média de 560,5 mm e 733,2 mm acumulados), Cajazeiras (média de 690.9 mm e 718 mm acumulados), Patos (média 559.6 mm e 702,5 mm acumulados) e Bom Jesus (média de 623.1 mm 679,4 mm acumulados).
 
Os índices foram divulgados nesta quarta-feira (23) na terceira edição do Informe Hidroclimático da Aesa. O boletim semanal, elaborado pelos meteorologistas do Governo do Estado, também ressaltou a concentração das chuvas nas regiões do Sertão e Alto Sertão em abril. “Nestas primeiras semanas, as precipitações permaneceram mais localizadas nos setores central e oeste do Estado. No Litoral, Brejo e Agreste, os registros de chuvas durante a última semana foram bastante escassos, pouco alterando nos totais acumulados do mês”, informou o gerente de Monitoramento e Hidrometria, Alexandre Magno.
 
Contudo, a tendência para os próximos meses é de que haja uma maior regularidade das chuvas sobre a faixa litorânea, onde a pluviometria pode variar entre normal e acima da média histórica, segundo a meteorologista Carmem Becker. “A temperatura da superfície do mar no oceano Atlântico mantém-se favorável à qualidade do período chuvoso do setor leste nordestino, que vai de abril e julho”, destacou.
 
 
O Informe Hidroclimático Semanal está disponível na internet, no site da Aesa (www.aesa.pb.gov.br), onde também são disponibilizados dois boletins meteorológicos diários, níveis dos 122 reservatórios monitorados pela Agência Estadual e informações sobre os Comitês de Bacias.

Nenhum comentário: