terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O Livro Negro da Humanidade

Um livro que vale a pena ler e ter para consulta. É o resultado de décadas de pesquisas feitas por Matthew White sobre os crimes cometidos contra populações, por guerras ou outras operações de perseguição contra grupos sociais.
 
Em mil páginas, ele apresenta 111 capítulos, um para cada guerra ou perseguição. É um livro de História de Terror que nos deixa com uma sensação de desconfiança contra nossa espécie, homo sapiens.
 
Ele começa na Pérsia e termina na última guerra civil no Congo. No total, apresenta a morte de 315 milhões de pessoas em tempos de guerra, dos quais 266 milhões foram civis.
 
Em tempos de paz, os mortos foram 141 milhões, o que eleva para 466 milhões o número total de seres humanos mortos por razões de insanidade coletiva ou por ordem de algum dirigente político ou militar. Destes dirigentes, ele informa que 68% morreram tranquilamente, de causas naturais durante seus governos ou no exílio. Os demais foram assassinados, julgados e mortos na prisão ou se suicidaram.
 
Mesmo que na maior parte dos casos possamos localizar responsáveis, em muitos momentos o terror foi apenas espontâneo pelas massas, como incentivado por dirigentes e políticos eleitos com o apoio do povo.
 
Depois de ler o livro de Matthew fica a pergunta: será possível humanizar a raça humana?
 
O Livro Negro da Humanidade, Matthew White, publicado pela Editora Crítica de Barcelona.
 
Cristovam Buarque, senador pelo PDT do Distrito Federal e ex-reitor da Universidade de Brasília, resenhará aqui, toda segunda-feira, um livro publicado no exterior.

Nenhum comentário: