sábado, 15 de outubro de 2011

Umberto Eco declara fascínio por mentiras na Feira de Frankfurt

John MacDougall/France Presse


Um senhor erudito e vetusto, ao visitar a Feira do Livro de Frankfurt no fim da manhã desta sexta-feira, fez mais sucesso que Charlotte Roche, a moça à frente das listas de mais vendidos alemães que compareceu ao evento na véspera.

O italiano Umberto Eco, 79, que lança agora "O Cemitério de Praga", teve quase quatro vezes mais gente na plateia e na fila de autógrafos do Sofá Azul, série de conversas com escritores na Feira do Livro de Frankfurt.

O novo romance de Eco se baseia numa história real de fraude: o Protocolo dos Sabios de Sião, documento sobre suposto complô dos judeus para dominar o mundo que, mesmo após se comprovar décadas atrás de que se trata de uma falsificação, continua a ser traduzido como se fosse verdadeiro.

Para ter uma medida da popularidade de Eco: a toda-sorrisos Charlotte Roche, 33, britânica radicada na Alemanha, acaba de publicar seu novo e segundo livro "Schlossbete" --segundo os críticos, tão pornográfico quanto o de estreia, que no Brasil tem o título de "Zonas Úmidas" (Objetiva).

No Sofá Azul, Eco explicou que tem fascínio por histórias que envolvem mentiras, intrigas e estupidez.

"A mentira é algo profundamente humano. Animais, como o camaleão, podem até se camuflar. Mas só o homem pode mentir deliberadamente", argumentou o escritor.

Tanto quanto a mentira, a estupidez humana também o deixa admirado, pois, segundo afirmou Eco, "a inteligência é algo banal".

Semiólogo italiano que há três décadas começou a escrever ficção --"O Nome da Rosa", seu policial medieval, tornou-se best-seller na década de 1980--, Eco afirmou que é contra o politicamente correto na literatura. "Quasímodo não teria sido inventado", explicou, referindo-se ao personagem clássico de "O Corcunda de Notre Dame", de Victor Hugo.

JOSÉLIA AGUIAR
ENVIADA ESPECIAL A FRANKFURT
Folha


















Nenhum comentário: