terça-feira, 24 de novembro de 2009

Casa de Charles Chaplin será transformada em museu

Mansão na Suíça, onde ator viveu por 20 anos, foi escolhida.

Instituição deve ser inaugurada nos próximos dois anos.

Localizada em Corsier-sur-Vevey, a mansão foi escolhida para sediar o Museu Charles Chaplin, derrotando imóveis da família em Los Angeles e Londres. As informações são de Michael Chaplin, filho do lendário ator.

O museu é planejado há cerca de uma década, e sua instalação deve ser concluída em cerca de dois anos. O local vai abrigar objetos pessoais de Charles Chaplin e narrar a vida do artista, de sua infância em Londres ao estrelato em Hollywood.

Mansão

"Ele foi muito feliz aqui com sua família", disse Michael Chaplin sobre a casa suíça, onde seu pai viveu por mais de 20 anos e criou oito filhos até sua morte, em 1977. O diretor foi morar na Suíça após ser banido dos EUA em 1952, durante o McCarthismo, sob a acusação de ser a favor do comunismo. Ele retornou àquele país duas décadas depois para receber um Oscar por sua carreira.

Com seus amplos jardins, a mansão serviu de casa para os irmãos Michael e Eugene Chaplin e suas famílias por dez anos. "O tempo todo que moramos aqui vimos fãs baterem à porta pedindo para conhecer a propriedade", afirmou Michael, de 63 anos, o quinto filho de Chaplin. "Às vezes, ônibus lotados de fãs chegavam para ver o local; isso nos deu a ideia de transforma-lo em um museu quando nos mudassemos."

Mas vizinhos se opuseram aos planos e tentaram impedir o projeto durante anos. A família de Chaplin conseguiu finalmente a aprovação das autoridades depois de conquistar o apoio da fábrica de chocolates Nesté, instalada nas proximidades.

A principal construção do museu vai abrigar a biblioteca de Chaplin, seu piano e sua mesa preferida, sobre a qual ele escreveu sua autobiografia e diversos roteiros de filmes. O museu também deve contar com uma reprodução da máquina que aparece em "Tempos modernos".


Fonte G1

Nenhum comentário: