quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Parabéns pelo Encontro dos filhos de Pombal


Mais do que a assembleia, o povo de Pombal reconhece o seu esforço, primeiro por acreditar na cidade e não ter que abandoná-la como fizeram muitos filhos da terra entre estes, eu.

A Festa do Rosário nunca vai acabar, mas não é exagero dizer que Encontro dos Filhos de Pombal deu vida nova a festa que, como bem lembrou Vernekc não é de NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO como foi colocado em faixa no palco armado de frente a Igreja. Na verdade é a FESTA DO ROSÁRIO.( FESTA DOS NEGROS DO ROSÁRIO) Os negros não cultivavam sua fé em Nossa Senhora, mesmo por que a Igreja não permitia, e sim no Rosário. -- A Igreja não é de NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO e sim IGREJA DO ROSÁRIO. A irmandade é IRMANDADE DOS NEGROS DO ROSÁRIO e não Irmandade de Nossa Senhora do Rosário.


A discussão poder parecer insignificante do ponto de vista Religioso, mas não o é do ponto de vista histórico, principalmente quando se sabe da luta dos negros pelo reconhecimento da Irmandade dos Negros do Rosário pela Igreja católica. 114 anos depois, não se pode esquecer ou relevar a saga de MANUEL CACHOEIRO que, por três vezes foi de Pombal a Olinda pedir á cúria a o reconhecimento da Irmandade dos Negros do Rosário, e só tendo êxito na terceira viagem, em 1895. 114 anos depois os que resistem por Pombal não vão permitir que o esforço deste Negro filho de escravo seja esquecido.

Então:
FESTA DO ROSÁRIO, IGREJA DO ROSÁRIO, RAINHA DO ROSÁRIO, REI ROSÁRIO. OS "NEGROS DOS PONTÕES", NA PROCISSÃO, FAZEM A GUARDA DO ROSÁRIO E A PROCISSÃO É PROCISSÃO DO ROSÁRIO.

Mais uma vez, pareabens aos organizadores do Encontro dos filhos de Pombal


Jerdivan Nobrega de Araújo

Nenhum comentário: