domingo, 15 de junho de 2008

"Paraíba meu amor" é destaque na imprensa nacional


Cineasta suíço mostra documentário sobre forró no Festival de Montreaux
Filme foi feito por Bernand Robert-Charrue durante São João de Campina Grande em 2007.


O Festival de Montreaux vai fazer uma homenagem ao forró, no dia 11 de julho. O evento será realizado entre os dia 4 e 19 de junho, na Suíça, e também vai exibir o documentário "Paraíba meu amor", do cineasta suíço Bernand Robert-Charrue, que rodou parte do filme durante o São João de Campina Grande em 2007.

A programação do festival prevê a exibição do documentário na sala Miles Davis, seguida das apresentações de Chico César, Trio Tamanduá, Flávio José, Pinto do Acordeon e Aleijadinho de Pombal.

O sanfoneiro Dominguinhos, que faz parte do filme, não estará no festival porque tem medo de avião. “Não viajo mais de avião. É uma pena porque a festa vai ser bonita”, disse o músico, lembrando a homenagem que será feita no evento para Luiz Gonzaga.

Robert-Charrue passou esta semana em Campina Grande (PB)para aproveitar as festas juninas e prestigiar o show de Dominguinhos, no domingo (8), no palco principal do Parque do Povo. “Campina Grande tem os melhores músicos de forró pé-de-serra. Sou um apaixonado pelo ritmo”, disse.

O diretor pretende começar uma campanha de promoção do forró no exterior. O documentário tem duração de 80 minutos e traça uma linha paralela entre a representatividade do forró na cultura do nordestino e a vida na seca.

O filme intercala entrevistas e apresentações de Chico César, nascido no Sertão do paraibano, Aleijadinho de Pombal, Trio Tamanduá, Pinto do Acordeon e o grupo Os 3 do Nordeste. “O filme será lançado no cinema suíço e depois na TV européia. Inicialmente, o projeto era apenas para a televisão, mas houve a demanda do cinema. É um efeito raro, pois quando a TV se interessa, o cinema não quer.”


Agradecimento

O lançamento do documentário em solo brasileiro aconteceu em João Pessoa, no dia 10 de março deste ano. Em Campina Grande, a avant-première ocorreu no dia 11. Em Patos, o evento aconteceu no dia 15 de março. As exibições do filme foram feitas apenas como agradecimento aos moradores da região, pois estas cidades serviram de cenário para o filme. Antes disso, o filme foi apresentado na cidade alemã de Karlsruhe, em 25 de janeiro.


Descoberta do ritmo

Bernard-Charrue disse ao G1 que descobriu o forró pé-de-serra quando esteve em Olinda (PE), em 2005. “Fui ao bar Bodega e tinha um trio de forró tocando lá. Nunca tinha ouvido e fiquei muito interessado. Depois, segui para o Rio de Janeiro para comprar CDs, mas não encontrei muita coisa.”

Um comentário:

Unknown disse...

A sanfona ou o acordeon, são instrumentos muito valorizados pela cultura Suiça e parte da frança e toda a Europa Oriental.(fico torcendo pelo sucesso do aleijadinho DE POMBAL.