domingo, 28 de junho de 2020

“Sem os brancos, não é possível superar o racismo”, afirma Silvio Almeida, no Roda Viva

Por Nara Rúbia Ribeiro (Revista Pazes)

O jurista, filósofo, escritor e professor Silvio Almeida foi o entrevistado de hoje, 23-06-20 no programa “Roda Viva”, da TV Cultura.

Almeida é doutor em filosofia e teoria do direito pela USP, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e da Universidade Mackenzie, professor visitante da Universidade Duke, nos Estados Unidos, e presidente da Fundação Luiz Gama. O jurista é também autor de diversas obras sobre filosofia, racismo e consciência de classe, como o livro “Racismo Estrutural”, que discute como o racismo está na estrutura social, política e econômica da sociedade brasileira.

Para o pensador, “a gente só pode sair dessa grande noite juntos”.

O professor nos leva a refletir no quão necessário é que a luta por uma sociedade igualitária e com maior justiça não pertença apenas àqueles que historicamente se encontram em situação desvantajosa, acapachante, discriminados por sua raça. Pelo contrário: a luta humanitária é uma missão e prerrogativa do humano, seja ele de que raça for.

Para Sílvio, a democracia se sustentará tão somente se o discurso racial ganhar o status necessário à promoção do equilíbrio:

“Democracia, desenvolvimento econômico, possibilidade de expurgar a violência, ou seja, o racismo é algo que se infiltra na vida social e que se não tratado leva ao aprofundamento das crises e compromete o futuro da humanidade”, declarou.

Para assistir a toda a entrevista, que é uma verdadeira aula sobre essa temática tão importante, clique no vídeo abaixo:

Nenhum comentário: