domingo, 19 de março de 2017

Prova de vida

Todo ano sou obrigado a ir pessoalmente a uma agência bancaria fazer a minha "Prova de vida". Exigência para os beneficiários do INSS. Melhor faze-lo, do que provar que estamos vivos depois do corte do benefício. Ressuscitar no Brasil é muito complicado. Estava na fila e o senhor que chegou em seguida, aparentava mais idade que a minha. Ofereci gentilmente meu lugar, e ele não aceitou. Mas perguntou se eu havia lido a notícia de que o Marcelo Odebrecht havia pago cento e cinquenta milhões na campanha da Dilma-Temer. Estava estarrecido. Desanimado. disse ter 71 anos, portanto dois menos do que eu, e nunca tinha visto as coisas desse jeito. Concordei, e disse que pensava exatamente igual, tanto que havia publicado naquele dia um texto sobre o meu desânimo. Perguntou com curiosidade se eu escrevia num jornal? Disse que não, e dei as informações sobre minha página no FB. Fui chamado pelo caixa para provar que estou vivo. Saí da agência com a certeza de que estou em sintonia com a desesperança popular. Vivo, mas desanimado.

Eduardo P. Lunardelli 

Nenhum comentário: