domingo, 1 de março de 2015

Poeta, jornalista, cronista, contista e até arquivista, este foi Carlos Drummond de Andrade. Nascido em Itabira, cidade que fica a 107 Km da capital, Carlos Drummond de Andrade é um dos poetas mais importantes da literatura brasileira. Já está no censo comum as frases: “E agora José?”, ou “Tinha uma pedra do meio do caminho”. No dia 31 de outubro, o poeta comemoraria 112 anos.

O Sou BH enumerou oito curiosidades sobre este homem que tinha a sensibilidade como característica maior.

1- Defendeu Nara Leão
Em 1965, depois de falar mal do governo militar, a cantora Nara Leão foi defendida por Drummond no poema “Apelo”.

2- Virou samba
A Estação Primeira de Mangueira homenageou o poeta em 1987 e teve seu enredo vencedor. Além disso, em 1976, o sambista Martinho da Vila gravou um disco com canções inspiradas no livro de Drummond, “A Rosa do Povo”.

3- Inspirou música
Chico Buarque usou o “Poema das sete faces” na música “Até o fim”. O compositor também se inspirou em Drummond para a letra da música “Flor da Idade”, a poesia mote foi “Quadrilha”.

4- Foi tradutor de Beatles
O poeta traduziu para a revista Realidade as canções do álbum Branco dos Beatles. Em canções como “Ob-La-Di, Ob-La-Da”, “Piggies”, “Why don't we do it in the road?”, “I Will”, “Blackbird” e “Happiness is a warm gun”.

5- Traduziu grandes nomes
Ainda como tradutor Drummond trouxe para o português os seguintes autores: Balzac, Choderlos de Laclos, Marcel Proust, García Lorca, François Mauriac e Molière.

6- Foi traduzido
A poetisa Elizabeth Bishop que viveu no Rio de Janeiro, Petrópolis e Ouro Preto, entre 1951 e 1970, foi tradutora do poeta Carlos Drummond de Andrade para o inglês.

7- Rejeitou ser imortal
Drummond não fez parte da Academia Brasileira de Letras pelo simples fato de nunca ter se inscrito. O motivo? Ele nunca quis se candidatar.

8- Amou intensamente
Morreu em 1987, apenas 12 dias após a morte de sua filha, Maria Julieta Drummond de Andrade. Para ela, Drummond escreveu o verso que está no poema Resíduo: “Pois de tudo fica um pouco. Fica um pouco de teu queixo no queixo de tua filha. De teu áspero silêncio um pouco ficou”.


Camila de Ávila - jornalista

Nenhum comentário: