quinta-feira, 31 de julho de 2014

Combogós


Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www1.folha.uol.com.br/colunas/pasquale/2014/07/1487112-uma-menina-de-ao-menos-800-anos.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastrado.Duvido que algum leitor meu saiba o que é um combogó, e muito menos a origem dessa estranha e pouco conhecida palavra. Foi lendo "Lucio Costa, Um modo de ser moderno" que me deparei com esse termo. Nunca tinha ouvido falar. Talvez o Fernando Cals e o Mauro Magliozzi saibam o que significa, como arquitetos que são, mas nem eles devem saber a origem.

"Cobogó é a denominação dada a elementos vazados, normalmente feitos em cimento, que completam paredes e muros para possibilitar maior ventilação e luminosidade ao interior de um imóvel, seja residencial, comercial ou industrial .

Seu nome deriva das iniciais dos sobrenomes de três engenheiros, que no início do século XX (1929 ou 1930 ) trabalhavam na cidade do Recife e conjuntamente o idealizaram: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de is.

Em muitos lugares do Nordeste do Brasil o nome sofreu várias deturpações, tais como combobó, combogó, comogó, comongol, comogol..
 
Inicialmente, os cobogós eram feitos apenas de cimento. Com sua popularização passaram a ser moldados com outros materiais, como argila, vidro, cerâmica etc." Guarda uma sutil relação com os muxarabis ou Musharabi (palavra de origem árabe). Muro de concreto em forma de arabesco que filtra a luz. Viver e aprender. Hoje aprendi essas duas: Muxarabi e Combogó."
 
 
Eduardo P. Lunardelli

Nenhum comentário: