domingo, 28 de outubro de 2012

Ética Mínima – 15 microlições para pensar no dia a dia

1- Ética é teoria que é ação, é pensar que é fazer na intenção de sustentar uma sociedade democrática;

 

2- Ética é questionamento da moral. Não é crítica abstrata que se contenta em fazer pouco caso do que critica, mas crítica concreta que é sempre autocrítica e superação do criticado na direção de algo melhor;

 

3- Sou ético quando incluo o outro - seja a pessoa, a sociedade ou a natureza – na minha perspectiva;

 

4- Sou ético se não me entrego à alienação moral, estética e política;

 

5- Sou ético quando não tenho medo de desagradar os donos do poder ou seus sacerdotes covardes com minhas interrogações sobre a sociedade, sua moral, estética e política;

 

6- Sou ético se me pergunto “o que estou fazendo com o outro?”;

 

7- Sou ético quando reflito sobre o respeito e o pratico;

 

8- Sou ético quando penso que a responsabilidade é coletiva;

 

9- Sou ético quando sou sincero com o outro e, antes, comigo mesmo;

 

10-Sou ético quando não tenho medo de aplicar princípios éticos a mim mesmo. Quando não pratico a corrupção e luto contra ela, pagando o preço da minha própria ação na contramão do estabelecido;

 

11-Sou ético quando admiro a diferença do outro;

 

12-Sou ético quando a diferença do outro que me perturba, me serve para minha própria autocrítica;

 

13-Sou ético quando não imponho meu modo de ver o mundo, mas abro meus valores e princípios ao debate;

 

14-Sou ético quando combato toda forma de autoritarismo, fascismo e negação da liberdade;

 

15-Sou ético quando, pensando, vejo-me grão de areia no cosmos, e vejo, além de mim, o tamanho da vida, do mundo, da natureza e, mesmo envenenado da miséria humana, não desisto de viver do melhor modo possível em nome da construção de uma condição mais justa para todos em escala social.

 
 
Márcia Tiburi

Nenhum comentário: