sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O Recuo das Organizações da Sociedade Civil organizada de Pombal


Costumo dizer que vivemos um grande dilema da lutas de classes, em conseqüência de vivermos Governos dito “esquerda” que tem inchaço nas administrações denominadas de cunho “democrático e Popular”, por cooptar militantes/militontos, que afirma que as mudanças já acontecem e não mais participa as lutas de Classes.

Quero dizer que temos assistido, observado e vivenciado nestes últimos anos, o verdadeiro vácuo das discussões de defesa de interesse público, por acreditar que a “maquina administrativa” já consegue resolver os problemas e não o problemão que a classe mais pobre e necessitada almeja.

Há de lembrar que luta de classe tem uma história importante na vida do povo Brasileiro, é não é diferente em nosso Município.

É interessante fazer uma releitura da luta pela constituição de 88, entender a essência de onde surgiram os movimentos sociais no Brasil, para compreender o contexto de onde estamos inseridos e que caminhos seguir.
Vejamos um pouco de nossa História.

A análise dos movimentos sociais no Brasil revelam forte enfoque teórico oriundo do marxismo, sejam eles vinculados ao espaço urbano e/ou rural.
Tais movimentos, quando se referiam ao espaço urbano possuíam um leque amplo de temáticas como por exemplo, as lutas por creches, por escola pública, por moradia, transporte, saúde, saneamento básico, infância e adolescência etc.

Cada um dos movimentos possuía uma reivindicação específica, no entanto, todos expressavam as contradições econômicas e sociais presentes na sociedade brasileira.E em nosso município como tem sido seu comportamento?

No início do século XX, era muito mais comum a existência de movimentos ligados ao rural, assim como movimentos que lutavam pela conquista do poder político.

Os movimentos populares urbanos foram impulsionados pelas Sociedades Amigos de Bairro - SABs - e pelas Comunidades Eclesiais de Base - CEBs. Nos anos 1960 e 1970, mesmo diante de forte repressão policial, os movimentos não se calaram.

Entendendo o nosso município, através dos Conselhos setoriais, o que tem feito o Conselho da Criança e do adolescente?, E o conselho de saúde, onde estar sua representação? Sem falar que o Conselho de Assistência social si quer sabemos que são seus membros.

Afinal de contar, o que aconteceu com o controle social em Pombal?

O mais engaçado é não saber onde estão os companheiros que constituíram a luta por conselhos setoriais na Cidade, e um agravo maior, não sabemos onde encontrar.


José Ribeiro da Silva

É ex-educando do antigo Clube do Menor Trabalhador, hoje Centro de Educação Integral “Margarida Pereira da Silva” (CEMAR) onde hoje é o Presidente. Antes fora eleito Conselheiro Tutelar do município de Pombal tendo larga militância no trabalho com crianças e adolescente atuando também como educador social do MNMMR (Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua) desde 1985, foi ex-educador social da Prefeitura de Santo André – São Paulo, ex-chefe de equipamentos sociais do município de Mauá-SP e ex-educador social do projeto meninos e meninas de rua de São Bernardo do Campo - SP. Há anos vem desempenhando suas atividades a frente do CEMAR, dando continuidade ao profícuo trabalho de Margarida Pereira da Silva

3 comentários:

Unknown disse...

JOSÉ RIBEIRO PELA SUA HISTÓRIA DE VIDA, É UMA PESSOA QUE ME FAZ LEMBRAR DE MARINA SILVA ! INFELISMENTE EXISTEM MUITAS PESSOAS VALOROSAS QUE PODERIAM DAR UMA CONTRIBUIÇÃO MUITO MAIOR A SOCIEDADE EM QUE VIVE SE, ESSA PRÓPRIA SOCIEDADE, ENXERGASSE A SUA GRANDEZA E SEU VALOR ! EMBORA EU AINDA ESTEJA NA TERRA, PROCURO NÃO FAZER MAIS PARTE DESSE UNIVERSO ! QUERO APENAS CAIR PARA O ALTO...PARA CIMA...EM BUSCA DE DEUS ! OS SONHOS DE ZÉ RIBEIRO E OS MEUS E O DE MUITOS OUTROS DE VERMOS UMA SOCIEDADE HUMANA FRATERNA E FELIZ, SÓ OCORRERÁ QUANDO VERMOS MATERIALIZADO UM TRECHO DE UMA ORAÇÃO QUE MILHÕES DE PESSOAS PEDEM TODOS OS DIAS AO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO: VENHA A NÓS O NOSSO REINO !!! VEM SENHOR JESUS...VEM...

Unknown disse...

...VENHA A NÓS O VOSSO REINO...

Jairo Alves disse...

... e qual é o setor que Pombal está desenvolvendo hoje?
Quais as forças de governo que está inserindo manejo de estimativas para o futuro desta cidade?
Quais os novos alicerceres da economia pombalense hoje?
Quais as esperanças dos poderes políticos para ampliação de um melhor empenho que vá ao encontro ao sucesso?

Deixo estas interrogações a procurarem ponto finais.