domingo, 28 de fevereiro de 2010

Brasil fez caçada a Che entre 1966 e 1967

Disfarçado de 'comprador de couros', ele teria sido visto em Pirizeiro, em Mato Grosso, de acordo com informação classificada como 'confidencial'.

Arquivos secretos da Aeronáutica revelam que o governo brasileiro fez uma caçada silenciosa por todo o território nacional, de 1966 a 1967, para achar Ernesto Che Guevara, um dos principais líderes da revolução cubana. Em pelo menos um dos informes enviados ao Arquivo Nacional, o serviço de inteligência da Aeronáutica colheu relatos de que Che teria estado em Mato Grosso disfarçado de "comprador de couros".

Na expectativa de que entrasse no Brasil por algum ponto da fronteira com Paraguai ou Uruguai, o governo chegou a determinar ordem para sua prisão, caso fosse identificado e encontrado, como revela o Informe 386, emitido e classificado como "secreto" pelo Quartel General da Quarta Zona Aérea da Aeronáutica, em 21 de julho de 1966. "Se realmente identificado, solicita-se a prisão imediata", diz a ordem, que nunca foi revogada e inclui cópia de quatro fotos de Che, com e sem barba, de terno e com trajes militares.

Em pelo menos uma ocasião, o governo teve a certeza de sua entrada no Brasil. Segundo a Informação 038, classificada como confidencial e emitida em 30 de junho de 1967, ele teria sido visto no mês de março em Pirizeiro (MT), conforme relato do Comando da 9ª Região Militar.

Um oficial foi enviado para a região num avião Regente e ouviu pessoas. Mostrando a foto do guerrilheiro, o militar brasileiro teve a confirmação de que Che estivera no Estado.



Fonte: O Estado de São Paulo

Um comentário:

Jairo Alves disse...

É, o Brasil procurou um pouquinho, o Sr. Ernesto Che Guevara.
Ele se camuflou-se em sua barba, talvez tenha andado todas as terras e conhecido muito bem Mato grosso. Mas parece que o Serviço de Inteligência Militar do Brasil, não deu com ele não.
O que tenha acontecido, se ele fosse pego pela Polícia Militar?


"O Brasil procurando um revolucionário refugiado".

É interessante...