quinta-feira, 20 de outubro de 2022


"Algum tipo de divórcio houve em algum ponto do longo caminho desta raça de homens entre o 'Eu' e o 'Nós', uma espécie de terrível discordância e eu (que não sou eu, e sim parte de um todo composto por outros seres humanos) pairando aqui, como que entre as asas de um grande pássaro branco, sinto-me como se estivesse rodopiando de volta, sim, rodopiando de volta para uma voragem de terror, como um nascimento ao contrário, e é em direção a uma catástrofe, sim, foi aí que os micróbios, o pequeno caldo que é a humanidade foi derrubado, sem sentidos, perdendo a sua compreensão real, de modo que desde então a maioria tem dito Eu, Eu, Eu, Eu, Eu, Eu, Eu e não pode, salvo alguns, dizer Nós."
 
(DORIS LESSING - In: "Roteiro para um passeio ao Inferno")

Nenhum comentário: