terça-feira, 8 de novembro de 2016

Odeio futebol, contudo...

      
  Meu amigo Gilvan Fernandes é fanático por futebol e levou a vida a me convencer da beleza daquele esporte. Depois de quarenta anos de insistência desistiu de me levar ao campo para assistir uma única partida, mas desenvolveu uma nova técnica. Vive me contando historias do futebol, na esperança de que eu mude de ideia. Uns exemplos a seguir.

        Disse que nos anos 60 o Botafogo tinha um meio de campo formado por Didi e Pampolini. O primeiro era elegante e inteligente; o segundo raça e força. Numa determinada partida onde o Botafogo sofria uma pressão enorme do adversário; Pampolini gritou para Didi: “-Ô crioulo, vê se põe um pouco de força nessa tua inteligência porque está difícil segurar os hôme”.

        Gilvan contou também que o técnico Gentil Cardoso, sempre que enfrentava times pequenos, fazia a seguinte preleção para o elenco: “-Quero todo mundo indo e chutando a bola para dento da área, de qualquer ângulo. Sabe como é, né, contra time pequeno até bola na bunda é pênalti”.

         Outra de Gentil Cardoso. O famoso técnico treinava um grupo de juvenis ainda em experiência, entre eles um rapaz alto e péssimo jogador. Quando se preparava para tirar o perna de pau de campo, aproximou-se um senhor muito elegante que apontou para o grandão e disse: “- Aquele é meu garoto, sempre quis que ele crescesse e se tornasse um craque”. E Gentil, na bucha: “- Bem, pelo menos ele cresceu”.

         Gilvan também contou que um dia encontraram-se Francisco Horta, presidente do Fluminense, e Vicente Matheus, do Corinthians. Horta propôs a compra de um tal Rivelino, que Gilvan garante ter sido um bom jogador, mas Matheus não concordou com a venda. Ante a insistência do presidente do Fluminense, o “dono” do Corinthians disse: “- Não vendo, Rivelino é inegociável”. Numa ultima tentativa, Francisco Horta propôs o empréstimo desse tal Rivelino, ao que Matheus encerrou ríspido a conversa: “- Olha aqui, ele é invendável e imprestável”. E foi embora.   

           Se for para convencer a gostar de futebol com essas historias, pode esperar sentado.

Marcos Pires
Do Blog do Tião Lucena 

Nenhum comentário: