terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Fim de uma escola com mais de oitenta anos

A Escola Estadual João da Mata FECHOU, digo isso, pois, embora oficialmente seja uma mudança de endereço, sabemos que, no final, a instituição não sobreviverá.
Assisti a esse fato com tristeza, parte da minha vida escolar foi na tradicional Escola João da Mata, assim como foi de alguns dos meus irmãos e dos meus pais. É fato que, aos poucos, a escola foi morrendo, foram deixando a instituição perder aquela áurea que durante muitos anos teve.
 
Mas, na verdade, o que mais me espantou foi o SILÊNCIO, o CONFORMISMO, a ACEITAÇÃO, como se não houvesse a possibilidade de continuar lutando por ela. Pais, alunos, professores e sociedade permitiram que uma decisão imposta se sobrepusesse e, enfim, destruíram o João da Mata. Fazendo uma comparação, em São Paulo, o povo venceu o governo, pelo menos nesse momento, algo que nos deixa ainda mais inferior, pois lá a proposta de reestruturação visa fechar pouco mais de 90 escolas, isso na megalópole; já na Paraíba, em proporção, muito menor, mais de 200 escolas estaduais foram fechadas, e nada foi dito, todos nós silenciosamente aceitamos isso.
Possivelmente, algum leitor vai dizer que não, que nada disso é bem assim, pois a escola funcionará inclusive com Ensino Médio, nos 3 turnos, nas instalações do CAIC. Não entendo, já que a escola tinha perdido o Ensino Médio, não funcionava em todos os turnos, justificando a falta de matrículas. Então, funcionando em outro espaço, a escola renascerá. Será? Vejo que tentam sem muito esforço convencer a população que muitos investimentos serão feitos agora, por que não antes? Por que não onde funcionava? Estranho, não?
2015 termina celebrando o fim de uma escola com mais de 80 anos. E Pombal, mais uma vez, passivamente aceita isso ainda achando que não tem como ser diferente, é assim e PONTO. 
Por Aucielly Nobre

Extraído da rede social facebook e no Blog do Clemildo Brunet

Nenhum comentário: