quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O carnaval é a época que buscamos dar evasão as fantasias. Por falar sobre estas, já pensou porque algumas crianças se assustam e tem medo de determinadas máscaras de carnaval?

Normalmente algumas crianças até os 6 nos de idade tem dificuldade em distinguir a realidade da fantasia. E por esta mais suscetível a estas fantasias ao olhar para as máscaras dará vários significados, como ao pensar que algo por trás daquela máscara pode lhe fazer mal.

Isso não quer dizer que vamos tirar da frente das crianças todas as máscaras, ou tranca-las por causa do carnaval. Mas podemos ao perceber assustadas, medrosas e angustiadas retirarmos a máscara do rosto e/ou pedir para a pessoa retirar explicando como funciona. Pode pedir para tocar devagarinho, mostrar o rosto da pessoa que usa até a criança minimizar os efeitos do susto e do medo. Jamais insista se a criança demonstrar sentimentos de choro ou de extremo medo. Apenas a abrace, toque você mesma a máscara, e expresse seu apoio a criança.

Com isso além de estarmos alimentando nestas crianças relações de apoio e segurança interna estaremos auxiliando a enfrentar os seus medos.

Márcia Almeida é psicóloga e pombalense 

Nenhum comentário: