sexta-feira, 8 de maio de 2009

A gripe chegou


O Ministro da Saúde José Gomes Temporão, confirmou ontem quatro casos de gripe suína no Brasil.

Segundo ele, outros 93 pacientes suspeitos em monitoramento tiveram os testes negativos. Quinze ainda estão em análise e os rsultados devem sair durante o dia de amanhã.

São dois casos em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais. O ministro disse que três deles passaram pelo México e um pelos Estados Unidos. Todos passam bem e apenas o rapaz de 21 anos do Rio de Janeiro continua internado no Hospital Clementino Fraga Filho.

- A confirmação destes casos mostra que os sistemas de vigilância estão mantendo a situação sob controle. Todos os casos foram importados. E não existem evidências de que o vírus tenha contaminado outras pessoas do país. Ou seja, o vírus não circula no Brasil. A situação está sob controle - explicou o ministro.

Temporão lembra ainda que o Brasil tem capacidade de tratar as pessoas que estão com a gripe. E garante que não haverá mudança no esquema de prontidão do ministério, dos Estados, dos hospitais. Ele enfatiza ainda a nova arma contra a gripe: os kits que o ministério recebeu hoje de manhã com o reagente pronto para fazer o diagnóstico rapidamente - ou seja, em menos de 72h.

Até as 19h25 de ontem, os casos eram seguintes:

Caso 1
Paciente de São Paulo que esteve no México de 17 a 22 de abril. Começou a manifestar os sintomas em 24 de abril. Ficou internado entre 29 de abril e 4 de maio.

Caso 2
Paciente de Minas Gerais que esteve no México entre 22 e 27 de abril. Começou a manifestar os sintomas no dia 26 de abril, ainda no México. Foi internado no mesmo dia em que chegou ao Brasil. Recebeu alta no dia 29 de abrilporque só tinha febre relatada, sem aferição por termômetro. Permaneceu em isolamento domiciliar até 6 de maio.

Caso 3
Paciente de São Paulo que esteve na Flórida, nos Estados Unidos. Chegou ao Brasil no dia 28 de abril. Começou a manifestar os sintomas no dia 29. Não foi internado porque, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, nesta data, a Flórida não era considerada área afetada pela doença nos Estados Unidos. Isso aconteceria em 2 de maio. Foi mantido em isolamento domiciliar. E nenhum dos familiares manifestou sintomas.

Caso 4
Paciente do Rio de Janeiro que esteve no México. Retornou ao Brasil no dia 3 de maio. Começou a manifestar os sintomas no dia 2 de maio, ainda no México. Está internado desde o dia 5 de maio.

Um comentário:

Unknown disse...

COM A GLOBALIZAÇÃO: OU SEJA, O FLUXO CADA VEZ MAIOR DE PESSOAS E MERCADORIAS, A GRIPE SUÍNA ERA SÓ UMA QUESTÃO DE TEMPO E ELE, O MINISTRO DA SAÚDE, QUE NÃO É METEREOLOGISTA, ACERTOU NA PREVISÃO DO TEMPO(RÃO); E AÍ EU PERGUNTO: QUANTO TEMPO(RÃO) OU IRÁ PASSAR PARA QUE ACREDITEMOS QUE O QUE ELES DIZEM NA TV É A VERDADE, NO SENTIDO DE QUE A "GRIPE" ESTÁ CONTROLADA ???! ...SEI NÃO....A..A...A...AAAATCHIIMMMM!!!