sábado, 1 de novembro de 2008

Com livro infantil, Ignácio de Loyola Brandão vence o Prêmio Jabuti 2008


Com o livro infantil "O Menino que Vendia Palavras" (Objetiva), o escritor Ignácio de Loyola Brandão foi vencedor da categoria Melhor Livro de Ficção do prêmio Jabuti, que em 2008 completa sua 50ª edição. Na categoria Melhor Livro de Não-Ficção, o premiado foi Laurentino Gomes, com o livro-reportagem histórico "1808" (Planeta). Ambos receberam o troféu dourado do Jabuti e um prêmio de R$ 30 mil. As duas principais categorias do prêmio foram anunciadas na noite desta sexta-feira (31), na Sala São Paulo, em São Paulo.

Ignácio de Loyola Brandão, 72, reagiu com surpresa à premiação, afirmando acreditar que ela iria para Cristóvão Tezza, que com "O Filho Eterno" venceu os prêmios Portugal Telecom, Bravo!, APCA e o próprio Jabuti, na categoria Melhor Romance este ano. Loyola já foi agraciado com um Jabuti em 2000, na categoria Melhor Livro de Contos, com o livro "O Homem que Odiava a Segunda-Feira". Ele é autor de oito romances, entre eles "Zero" (1975) e "Não Verás País Nenhum" (1981).

O livro-reportagem "1808", do jornalista paranaense Laurentino Gomes, 52, alcançou grande sucesso no mercado editorial este ano com sua descrição da chegada da família real portuguesa ao Brasil. Após a premiação, na qual recebeu o troféu por Melhor Livro de Não-Ficção, o autor afirmou que "a repercussão do livro mostra como pesquisadores e estudiosos devem se preocupar em transmitir o conhecimento de forma acessível, pois vivemos em um país com altas taxas de analfabetismo funcional".

"O Menino que Vendia Palavras" e "1808" foram finalistas em suas respectivas categorias específicas no prêmio, Melhor Livro Infantil e Melhor Livro de Reportagem. Na premiação das 20 categorias específicas, anunciada no dia 29 de setembro, o livro de Ignácio de Loyola Brandão ficou em segundo lugar, enquanto o de Laurentino ficou com a primeiro colocação. O sistema de votação do Jabuti permite que, mesmo não sendo vencedor em sua categoria, um livro seja eleito para o prêmio principal.

Comemoração

O prêmio Jabuti, que completou meio século de existência em 2008, comemorou a efeméride com o lançamento do livro "Prêmio Jabuti - 50 Anos", editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. O livro compila todos os vencedores da história do prêmio até 2007, em uma lista que começa com "Gabriela Cravo e Canela", de Jorge Amado, Melhor Romance de 1958.

Para a 50ª edição do Jabuti, foram inscritas 2.141 obras. Este ano, o prêmio foi transmitido na íntegra pela Internet, em uma parceria com a TV Cultura.


Fonte> bol.com.br

Nenhum comentário: