terça-feira, 14 de agosto de 2007

Bolo de aniversário


Ontem, com alegria, comemoramos em nossa casa o primeiro aniversário do meu pequeno Yan. Sem festas ou pompas, o evento se traduziu em um encontro singelo, porém, regado de muita satisfação, restrito apenas à família e aos amigos mais próximos. Refrigerantes, bolo de chocolate, parabéns para você e muito papo foi o cardápio que imperou.

A propósito, o costume de se comemorar aniversário com o delicioso “bolo de aniversário” teve origem nas oferendas aos deuses da Antiguidade.

Ao que consta, atribui-se à deusa Ártemis, celebrado pelos gregos como a matrona da fertilidade, o aparecimento do bolo de aniversário nas festividades.

O bolo é provavelmente a evolução de um preparado de mel e pão, no formato de uma lua, que fiéis levavam ao famoso templo em homenagem a ela (Ártemis) em Éfeso, antiga colônia grega na atual Turquia.

Já as festas de aniversário até hoje não se sabe a data exata de quando os nascimentos começaram a ser celebrados. Ainda nos dias atuais, a comemoração é um costume ocidental nem sempre seguido por outros povos. No vietnã, por exemplo, os aniversários não são comemorados individualmente no dia do nascimento – e sim coletivamente, no ano-novo vietnamita, que segue o calendário lunar e acontece, em geral, entre os nossos 21 de janeiro e 9 de fevereiro.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pequeno Ian, que Deus em sua infinita misericórdia te conceda saúde e sabedoria.
Teófilo, parabéns o blog está ótimo gostei, sou fan dos seus comentários.
Airton