“Do latim mittere
(enviar, despedir), a palavra ‘Missa’, com o tempo, converteu-se no nome
dado à celebração que, nos primeiros tempos, se tinha chamado ‘Fração
do Pão’, ‘Ceia do Senhor’ e a que, agora, chamamos ‘Eucaristia’. Os
orientais dão-lhe o nome de ‘Liturgia’.
“O termo,
provavelmente, teve a sua origem na despedida que se fazia dos
catecúmenos (Missa catecumenorum), depois da liturgia da Palavra e, no
final, na despedida dos fiéis (Ite, Missa est). Mas, a partir do século
IV, pouco a pouco, passou a chamar-se ‘Missa’ não à despedida, mas a
tudo o que a precedia (‘Missa dos catecúmenos’). E, a partir do século
VI, definitivamente, deu-se o nome de ‘Missa’ a toda a celebração.
“Outra etimologia poderia estar relacionada com a oferenda, o
‘envio’ (mittere) a Deus, da oblação do sacrifício eucarístico. Assim, a
frase mais expressiva não seria ‘fit missa’ (fez-se a despedida), mas
missa acta est (fez-se a oblação). A ‘Missa’ seria assim, sobretudo, a
segunda parte, enquanto a primeira seria, como se chamou, ‘antemissa’.
Santo Isidoro, nas suas Etimologias (6, 19), explica esse nome
relacionando-o com a despedida dos catecúmenos, precisamente ao começar a
liturgia eucarística, na qual oferecemos a Deus o sacrifício. ‘Missa’
seria a oferenda eucarística, uma tradução popular da prosforá grega.
“Na liturgia hispânica, chamava-se ‘missa’ a várias realidades: à
monição com que o presidente no Ofertório introduz o rito da Comunhão
com a Igreja (agora chama-se oratio admonitionis); também a um conjunto
de textos eucológicos: assim, uma ‘missa’ no Ofício Divino são, por
exemplo, três salmos com as suas antífonas e orações sálmicas; e,
finalmente, a toda a celebração eucarística.
“O Catecismo
prefere a etimologia do envio: a celebração eucarística chama-se ‘Santa
Missa, porque a liturgia em que se realiza o mistério da salvação
termina com o envio dos fiéis (missio), para que vão cumprir a vontade
de Deus na sua vida quotidiana’ (CIC 1332). Mas esse significado não
parece estar muito provado na história dos documentos.
“Atualmente, continua-se a chamar Missa a toda a celebração, não tanto
nas orações e textos, mas nas rubricas e títulos; assim, fala-se de
Missa solene, Missa da comunidade, Missa ritual, Missa votiva, Missa
exequial, Missa estacional, Missas com crianças, Missa crismal, Ordo
missae etc. No entanto, é preferível o nome Eucaristia.”
(Vocabulário Básico de Liturgia, José Aldazábal, São Paulo: Paulinas, 1. ed., 2013, pp. 225-6, coleção Fonte Viva.)
JOSÉ ALDAZÁBAL
Sugestão de postagem do amigo Adauto Neto
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