sábado, 3 de abril de 2010

Francisco Alves Cardoso: “Política, Paixão e Ódio. 34 anos de Caldeirão Político

O lançamento de importante livro intitulado “Política, Paixão e Ódio. 34 anos de Caldeirão Político”, vem coroar uma das mais brilhantes figuras da comunicação social no Estado da Paraíba.

O local escolhido para o lançamento, ocorrido no dia 26 de março de 2010, não poderia ser mais adequado, pois o Hotel Termal Brejo das Freiras é um dos poucos lugares onde caberia a grande quantidade de pessoas, entre admiradores, políticos e representações sociais e econômicas, que foi prestigiar um dos mais importantes eventos do sertão.

O escritor, advogado, radialista, jornalista e grande figura humana Francisco Alves Cardoso é verdadeiramente um apaixonado pela política, razão pela qual o lançamento de “Política, Paixão e Ódio. 34 anos de Caldeirão Político”, vem diginficar uma luta titânica que tem marcado indelevelmente o cotidiano sertanejo.

Sertanejo simples, devotado católico, sertanejo autêntico que não dispensa as bases da nossa cultura heróica, Chico Cardoso é sinônimo de amizade, de respeito, de consideração e de apreço. A família Cardoso e o sertão se orgulham do grande jornalista, advogado e radialista, guerreiro incansável que batalha com estoicismo pela melhoria do gênero humano.

Durante mais de três décadas foram inúmeras as personalidades políticas, sociais e econômicas que Chico Cardoso entrevistou, pois inteligente, culto e preparado, o nobre radialista se destaca pela sensatez e pela coerência quando implementa rol de perguntas aos convidados, suscitando respostas plausíveis dos seus entrevistados.

Não é a toa que “Política, Paixão e Ódio. 34 anos de Caldeirão Político”, é o livro mais esperado no sertão, pois traz informações preciosas e registros históricos ímpares que marcaram época ao longo dessas décadas de programa dedicado ao mundo estranho e convidativo da política, pelo qual Chico Cardoso é literalmente fascinado, motivo esse que vem despertando admiração e respeito nos mais diversos setores da sociedade.

O programa de Chico Cardoso é um dos mais esperados nas ondas do rádio no sertão paraibano. Não é a toa que tem a denominação de Caldeirão Político, pois neste faz questão de apimentar com frases de efeito as entrevistas que realiza, sempre primando por respeito pelo entrevistado, mas fazendo questão de manter linha coerente para com os seus ouvintes.

O sertão paraibano viveu momento ímpar quando do lançamento de “Política, Paixão e Ódio. 34 anos de Caldeirão Político”, pois o registro histórico representado pelo lançamento de um dos mais importantes documentos literários sobre a política no Estado da Paraíba catapulta Chico Cardoso ao panteão dos grandes escritores que se dedicam a um tema apaixonante e contraditório em essência e que traz consigo há tempos imemoriais as bases da condução da administração pública.

Fazendo história autêntica, Chico Cardoso brindou-nos com um dos mais sensacionais registros sobre a arte da política em um Estado que possui inegável tradição, personificada principalmente através dos inúmeros destaques extraordinários que marcaram e marcam época nos cenários regional e nacional.



José Romero Araújo Cardoso. Geógrafo. Professor-adjunto da UERN. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Um comentário:

Unknown disse...

Nesse Caldeirão, quanto mas se mexe...