quarta-feira, 14 de abril de 2010

Tradição: Coisas da nossa terra - Barbearia


Quem, de repente, chega a cidade de Pombal-PB pode ainda, na porta do mercado central, se deparar com uma típica barbearia do interior. Lá não tem secador de cabelo nem cadeira sofisticada onde se possa lavar a cabeleira para um sofisticado corte.

A propósito, a cadeira não é nem um pouco confortável. É toda ela de madeira com um surrado estofado.

Os cortes de cabelo são sempre os mesmo para todos os tipos de clientes. A barba é feita com o auxílio de uma velha navalha onde se pode por um lâmina (gillette) nova a cada barba.

O creme de barbear ainda é daqueles utilizados com pincel. E para acalmar a pele, após o pronto serviço do barbeiro, o freguês tem o privilégio de poder escolher o que usar. É verdade que as opções não são muito variadas mas pode-se sempre escolher entre se usar água, talco, "leite de rosas" ou o tradicional "leite de colônia".

Ah, o precinho é ainda muito camarada, passe lá!

Um comentário:

Unknown disse...

EU SEMPRE PASSO POR LÁ E QUANDO ME SENTO NAQUELA CADEIRA E COMO EU ME SENTASSE EM UMA MÁQUINA DO TEMPO, EM UMA BARBEARIA DOS ANOS 50; OU SEJA, NUMA ÉPOCA QUE EU NÃO VIVI. (SÓ FALTA O FUNDO MUSICAL DAQUELAS ANTIGAS MÚSICAS NORTE AMERICANAS) . SEMPRE SAIO SATISFEITO.