domingo, 18 de abril de 2010

O Iphan promove oficinas para Salva Guarda de Bandas Cabaçais na Paraíba

O Iphan na Paraíba deu início, no último dia 14, às 19h, às oficinas de Transmissão de saberes para salvaguarda de Bandas Cabaçais que acontecerão entre os meses de Abril e Junho de 2010. A abertura foi na Igreja do Rosário em Pombal, na Paraíba.

As Oficinas são direcionadas a jovens, crianças e adolescentes, moradores nas localidades e no contexto das famílias e dos grupos das Bandas Cabaçais. As oficinas se baseiam nas experiências observadas durante o mapeamento cultural de bandas cabaçais realizado no sertão da Paraíba, nas cidades de Cajazeiras, Cachoeira dos Índios, Monte Horebe, Pombal, Santa Helena, São José de Caiana, São José de Piranhas, Serra Grande e Triunfo, cidades estas inseridas no Inventário Nacional de Referências Culturais INRC, do PNPI/DPI-Iphan.

As Bandas Cabaçais, também conhecidas como bandas de pífanos, são grupos com repertório de música popular instrumental. De formação variada, compõem-se tradicionalmente, de quatro integrantes, com instrumentos de sopro e percussão: pífanos, zabumba e caixa, sendo em alguns grupos verificados também tocadores de instrumento como a sanfona, o triângulo e os pratos, que se apresentam nas animações das festas religiosas e outros festejos comemorativos das suas localidades.

A dinâmica nos espaços das Oficinas se dará pela transmissão direta de conhecimentos dos mestres da tradição cabaçal e dos oficineiros de teoria, a partir de suas próprias vivências e da relação com os instrumentos do seu domínio. Serão utilizados meios audiovisuais para melhor dinamização dos conteúdos teóricos e das práticas para transmissão da musicalidade cabaçal.

Carga horária:
As oficinas aconteceram simultaneamente, nas localidades programadas, com carga horária total de 48 horas abrangendo as origens, trajetórias, contextos e identidade cultural; experiências básicas de confecção de instrumentos e prática (iniciação musical, sopro e percussão).

Dias e horários:
Aos sábados 08:00 h às 12:00 h e das 13:00 h às 17:00 h, aos domingos de 08:00 h às 12:00 com flexibilidade de ajustes entre os oficineiros e participantes.

Localidades de Realização:

• Oficina 01 - em Cajazeiras, envolvendo as bandas Os Inácios e Estrela Brilhante (de Cajazeiras) e a banda Os Monteiros (de Cachoeira dos Índios);
• Oficina 02 - em São José de Piranhas, envolvendo a banda Monte Horebe (de Monte Horebe) e as bandas Boa Vista, São João Batista e São Sebastião, ( de São José de Piranhas);
• Oficina 03 - em Pombal, envolvendo a banda Os Pontões (de Pombal);
• Oficina 04 - em Serra Grande, envolvendo as bandas Baião de Três e Pau e Corda ( de São José de Caiana), e banda Serra Grande, (do município de Serra Grande);
• Oficina 05 - em Triunfo, envolvendo as bandas Os Marias (de Santa Helena) e da banda Os Morenos (de Triunfo).
Obs: Os locais de realização das oficinas (espaços físicos), serão definidos nas localidades indicadas e comunicado aos participantes selecionados.


Informações:

Superintendência do Iphan na Paraíba
Praça Antenor Navarro, 23/ Varadouro/ João Pessoa PB/ Cep 58 010 480
Fone: (83) 3241. 2896 / 3241. 2959
www.iphan.gov.br - iphan-pb@iphan.gov.br

Pindorama Produções e Representações
Rua Professor Batista Leite, 47/ Roger/ João pessoa PB / Cep 8 020 600
Fone: (83) 3221.7525 / 9982. 0275 / 8860. 4042
www.pindoramastudio.com - e-mail: pindoramastudio@yahoo.com.br

Fonte: Iphan-PB

Um comentário:

Unknown disse...

NA MAIORIA DOS RINCÕES DE NOSSO ESTADO, É A TRADIÇÃO ORAL QUE AINDA VEM MANTENDO VIVA AS CARACTERISTICAS CULTURAIS E FOLCLÓRICAS DA MAIORIA DESTAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS; JÁ QUE FILHOS E NETOS GERALMENTE NÃO PROCURAM ENTENDER A HISTÓRIA DE SEUS ANTEPASSADOS E CONSEQUENTEMENTE A SUA PRÓPRIA HISTÓRIA. SEI QUE A CULTURA NÃO DEVE SER UMA FOTOGRAFIA REPETITIVA COMO MUITOS QUEREM QUE SEJA, IMPONDO A CONTRA GOSTO DAS NOVAS GERAÇÕES ,PORÉM A PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA !!!