sábado, 12 de setembro de 2009

Ricardo Coração de Leão - 1860


Ricardo Coração de Leão, um dos mais famosos reis da Inglaterra, era filho de Eleonora de Aquitânia e de Henrique II, o primeiro da Dinastia Plantageneta a ser rei e o primeiro a usar o título de Rei da Inglaterra. O casamento dos dois acabou em separação e Ricardo, assim como seus irmãos, foi para a Aquitânia com a mãe. Anos depois, em 1189, Ricardo disputou o trono com seu pai e venceu.

Após sua coroação como Ricardo I, ele partiu para o Oriente comandando a Terceira Cruzada que iria enfrentar os infiéis com o propósito de recuperar Jerusalém. Venceu o Sultão Saladino, mas ambos concordaram numa solução civilizada: Jerusalém seria administrada pelos muçulmanos, seus habitantes, mas permitiria as peregrinações cristãs. Isso fez de Ricardo o Coração de Leão de muitas lendas e o inspirador de muitos romances de cavalaria.

De volta à Inglaterra, ainda se envolveu em muitas guerras e batalhas. Em 1199, guerreando contra Felipe II de França, foi ferido por uma flecha, e não resistiu aos ferimentos. Herói lendário em vida, após sua morte a lenda só fez crescer.

A linda e representativa estátua de Ricardo Coração de Leão que vemos do lado de fora das Casas do Parlamento em Londres, é da autoria do barão Carlo Marochetti, escultor nascido em Torino, Itália, mas criado em Paris como cidadão francês. Entre 1822 e 1830, estudou em Roma; depois, de 1832 a 1848, viveu na França. Após a queda do rei Luis Felipe foi, como parte do círculo do rei francês, para o exílio na Inglaterra, onde viveu até morrer.

Londres, Inglaterra

Fontes: Site do Ricardo Noblat

http://pt.wikipedia.org/wiki/

en.wikipedia.org/wiki/Carlo_Marochetti

Nenhum comentário: