domingo, 20 de setembro de 2009

Prefeituras serão fechadas e prefeitos vão interditar BRs

Em reunião na manhã de sexta-feira (18) , os prefeitos da região da Amasp (Associação dos Municípios do Alto Sertão Paraibano) decidiram fechar as portas das prefeituras por sete dias como forma de chamar a atenção do governo federal para a crise por que passam os municípios, em especial aqueles que dependem dos repasses federais.

Somente os serviços essenciais como escolas, limpeza pública e postos de saúde não serão afetados pelo movimento.

Conforme os prefeitos, os municípios estão à beira de decretar falência. Em todos os 15 municípios que pertencem à Amasp nenhum conseguirá repassar o duodécimo da Câmara Municipal nesta segunda-feira (21), como estabelecido por lei, tendo em vista a drástica queda do FPM.

No encontro, os prefeitos decidiram, além de fechar as prefeituras do dia 23 de setembro ao dia 1º de outubro, interditar as BRs 405, 230, como também a PB 400.

As manifestações terão inicio no dia 23, às 7h30 da manhã na cidade de Uiraúna, onde prefeitos, vereadores, secretários municipais e a população interditarão a BR 405, principal via de acesso entre o Rio Grande do Norte e a BR 230 e em seguida farão protesto em frente à sede prefeitura da cidade.

Outras manifestações

24/9 – Bonito de Santa Fé – PB 400
Horário – 7h30
Local – Entrada da cidade

25/9 – São João do Rio do Peixe – BR 405
Horário – 7h30
Local – Ao lado da Igreja Matriz

28/9 – Cajazeiras – BR 230
Horário – 7h30
Local – Em frente a Dical Fiat

A reunião contou com a participação de representantes de 11 municípios, dos 15 integrantes da Amasp. Os prefeitos Peixe Moura (Poço José de Moura), Itamar Moreira (Poço Dantas), Itamar Mangueira (Triunfo), Lucrecia Adriana (Santarém), Manoel Dantas (Bom Jesus), Teta Francisco ( Cachoeira dos Índios), Léo Abreu (Cajazeiras), Domingos Neto ( São José de Piranhas), além do secretário de finanças Marcos ( Carrapateira) e do representante de São João do Rio do Peixe.

A Amasp estará convidando o presidente Nacional da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, e o presidente da Famup (Federação dos Municípios da Parasíba), Buba Germano, para participar das mobilizações, além de senadores, deputados federais e estaduais, como forma de fortalecer ainda mais o movimento, que busca uma resposta do governo federal para a crise que passam as prefeituras.


Fonte:
Por Joselito Feitosa, do Portal Diário do Sertão

Nenhum comentário: