Ranking publicado pelo Fórum Econômico Mundial coloca o país na 133ª posição entre 139 países
De
acordo com o relatório, melhoramos nossa preparação em relação à
tecnologia da informação, mas estamos entre os piores na apreensão de
conceitos matemáticos e científicos
Na avaliação do Fórum Econômico Mundial, a qualidade da educação em matemática e ciências no Brasil é uma das piores do mundo. De acordo com o relatório Global Information Technology,
divulgado nesta quarta-feira em Genebra, na Suíça, apesar de termos
melhorado nossa preparação em relação à tecnologia da informação, estamos
entre os últimos colocados na apreensão de conceitos matemáticos e
científicos: o país está na 133ª. posição entre 139 nações.
Segundo o relatório, que desde 2001 avalia como os países estão se
preparando para a nova era de inovação tecnológica e de que forma estão
aproveitando competências de informação e comunicação, subimos algumas
posições no ranking geral. Nessa lista, passamos do 84º lugar para o
72º, “revertendo em parte a forte tendência dos últimos anos”, de acordo
com a publicação. As razões estão na popularização do acesso à internet e celulares, bem como políticas para reduzir os preços da banda larga. Contudo, “o ambiente de inovação ainda é um dos piores do mundo”, afirma o estudo. Nessa
área, a qualidade da educação em matemática e ciência – habilidades
importantes para se destacar no cenário internacional – ainda é fraca.
No ranking de qualidade de educação dessas áreas do conhecimento recebemos nota 2,5 em uma escala de 1 a 9, em que 1 significa “extremamente pobre, entre os piores do mundo” e 9 “excelente, entre os melhores do mundo”. Estamos
empatados com Moçambique e um pouco melhor que Guatemala, Nicarágua,
Peru, República Dominicana, Paraguai e África do Sul. Cingapura ocupa a primeira posição.
Quando considerada a educação geral, subimos poucas colocações: 131º. lugar. Suíça ocupa a primeira posição dessa lista, enquanto o Paraguai está em último.
Outros rankings internacionais de conhecimento de matemática e ciências já haviam trazido dados semelhantes. Segundo um relatório recente da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é um dos dez países com mais alunos com baixo rendimento escolar em matemática, leitura e ciência. De acordo com o levantamento, 1,1
milhão de estudantes brasileiros com 15 anos não têm capacidades
elementares para compreender o que leem nem conhecimentos essenciais de
matemática e ciências. Já o Programa Internacional de Avaliação
de Alunos (Pisa), o mais importante teste de educação do mundo, também
feito pela OCDE, mostra o Brasil na 58ª colocação entre 65 países em
conhecimentos de matemática. Isso significa que dois em cada três estudantes não atingem o patamar mínimo de conhecimento. Um
levantamento divulgado no fim do ano passado e feito em 25 cidades
brasileiras com 2.632 adultos com mais de 25 anos mostrou que 75% dos entrevistados não sabia fazer média simples e 63% não era capaz de responder perguntas sobre porcentuais.
Veja.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário