segunda-feira, 15 de março de 2010

O que é Bullyng?


Atos agressivos físicos ou verbais só são evitados com a união de diretores, professores, alunos e famílias.

Bullying é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo "ameaçar, intimidar".

Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas. E, não adianta, todo ambiente escolar pode ter esse problema. "A escola que afirma não ter bullying ou não sabe o que é ou está negando sua existência", diz o médico pediatra Lauro Monteiro Filho, fundador da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia), que estuda o problema há nove anos.

Segundo o médico, o papel da escola começa em admitir que é um local passível de bullying, informar professores e alunos sobre o que é e deixar claro que o estabelecimento não admitirá a prática - prevenir é o melhor remédio. O papel dos professores também é fundamental. "Há uma série de atividades que podem ser feitas em sala de aula para falar desse problema com os alunos. Pode ser tema de redação, de pesquisa, teatro etc. É só usar a criatividade para tratar do assunto", diz.

O papel do professor também passa por identificar os atores do bullying - agressores e vítimas. "O agressor não é assim apenas na escola. Normalmente ele tem uma relação familiar onde tudo se revolve pela violência verbal ou física e ele reproduz o que vê no ambiente escolar", explica o especialista. Já a vítima costuma ser uma criança com baixa autoestima e retraída tanto na escola quanto no lar. "Por essas características, é difícil esse jovem conseguir reagir", afirma Lauro. Aí é que entra a questão da repetição no bullying, pois se o aluno reage, a tendência é que a provocação cesse.

Claro que não se pode banir as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. O que a escola precisa é distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. "Isso não é tão difícil como parece. Basta que o professor se coloque no lugar da vítima. O apelido é engraçado? Mas como eu me sentiria se fosse chamado assim?", orienta o médico. Ao perceber o bullying, o professor deve corrigir o aluno. E em casos de violência física, a escola deve tomar as medidas devidas, sempre envolvendo os pais.

O médico pediatra lembra que só a escola não consegue resolver o problema, mas é normalmente nesse ambiente que se demonstram os primeiros sinais de um agressor. "A tendência é que ele seja assim por toda a vida a menos que seja tratado", diz. Uma das peças fundamentais é que este jovem tenha exemplos a seguir de pessoas que não resolvam as situações com violência - e quem melhor que o professor para isso? No entanto, o mestre não pode tomar toda a responsabilidade para si. "Bullying só se resolve com o envolvimento de toda a escola - direção, docentes e alunos - e a família", afirma o pediatra.


Fonte:
Renata Costa
Revista Escola
http://revistaescola.abril.uol.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-494973.shtml

3 comentários:

Anônimo disse...

O bullyng praticado nas escolas é antigo, mas só agora tornou-se conhecido e amplamente divulgado nos meios de comunicação. É uma ação agressiva,cruel e desumana, cujo alvo são adolescentes introvertidos, quietos, mutio tímidos, inseguros e sem condições de reagir.Eles tem baixa auto-estima e por serem muito reservados não se entrosam na turma.Sofri bullyng na adolescência e isso me marcou profundamente.Hoje, aos 56 anos acredito que me libertei dos piores traumas, mas existem ainda muitas feridas.Com certeza, não sobressai na minha carreira profissional devido a essa insegurança que sempre me tolheu e impediu que eu me soltasse mais, interagisse de forma natural com as pessoas.Eu nunca soube expressar com clareza e segurança os meus conhecimentos e pontos de vista.Tudo ficou armazenado no meu interior.Portanto, unir forças para abordar o problema e encontrar soluções para o bullying é uma possível solução formar cidadãos íntegros e capazes de respeitar e aceitar as diferenças individuais.

Anônimo disse...

Bullyng é bem antigo, e na minha opiniao quem pratica o bullyng e uma pessoa que ñ consegue se relacionar bem com a sociedade, e prefere parti para a agressao fisica ou verbal.As escolas deveriam dar palestras e informa aos alunos o que e bullyng, talvez ajudaria as vitimas do bullyng a reconhecer quando uma pessoa estao praticando bullyng.Hoje em dia o bullyng esta sendo mostrado em novela, e isso pode ser um jeito bom tambem de mostrar o que e o bullyng.

Unknown disse...

eu estou fazendo uma pequisa da minha escola tema livre quero flr sobre o bullying e uma coisa mt cometida em escola principalmente em publica minha amiga ja passou por isso foi horrivel nao e um ser humano e um mostro
[