quarta-feira, 29 de abril de 2009

No México, estudante paraibano não volta ao Brasil com receio de trazer gripe suína ao país

Imagine estar em um país estranho, a milhares de quilômetros dos seus parentes e amigos, sem poder sair de uma área isolada. Essa é a realidade que o estudante universitário paraibano Aldo Torres está enfrentando atualmente no México, país foco da Gripe Suína. Ele acabou de receber passagens da universidade onde estuda atualmente para voltar ao Brasil, mas decidiu permanecer em meio à epidemia por temer pela saúde de seus familiares.

"Como eu moro bem no centro do foco (Estado do México), o clima no local é de muito medo por parte da população. Quando saímos às ruas, vemos todos usando máscaras cirúrgicas e evitando o contato interpessoal. O simples gesto de tentar apertar a mão de alguém pode resultar em uma grande briga", disse Torres.

A Universidade Autônoma Chapingo, onde Aldo estuda, colocou todos os estudantes estrangeiros em uma área isolada, com acesso restrito apenas a eles. "Oficialmente, estamos impossibilitados de transitar. Não podemos sair nem para comer um sanduíche", contou.

Apesar do clima de pânico, o site oficial da instituição emitiu uma nota oficial informando aos familiares dos estudantes que já concluiu o processo de emissão de passagens para quem pretende voltar aos países de origem. A universidade também reafirmou a ausência de casos de contágio pela gripe suína na área do campus. Mas mesmo com a chance de retornar, Aldo preferiu permanecer em terras mexicanas até o alarde passar. "Temos muito medo aqui, mas nós, os brasileiros que estudam na universidade, decidimos não regressar ao Brasil, pois ainda não temos certeza se contraímos o vírus ou não. Preferimos não colocar a vida das pessoas que amamos em risco", finalizou.
Fonte:
Jornal da Paraíba

Nenhum comentário: