segunda-feira, 20 de abril de 2009

Ministro das Cidades diz que mototáxis precisam de regulamentação


Os mototáxis e os serviços de entrega feitos pelos motoboys precisam de regulamentação, na avaliação do ministro das Cidades, Marcio Fortes.

Para ele, é necessário, por exemplo, ter regras sobre o uso de capacetes por usuários de mototaxi, com atenção para a questão da higiene, uma vez que várias pessoas usam o mesmo equipamento. O ministro também considera que é preciso discutir limites de velocidade para os motoboys que, geralmente, têm prazo curto para fazer entregas.

Sobre a proibição de as motos trafegarem entre as faixas de trânsito, o ministro diz que deveria ser permitido somente quando o sinal estivesse fechado e com motos em baixa velocidade. Fortes considera que a forma como elas trafegam atualmente gera acidentes e brigas de trânsito.

"A moto, em princípio, é igual a qualquer veículo, igual ao ônibus, igual ao caminhão, igual a qualquer automóvel. Se a moto tem direito de andar em cima da faixa, eu também vou ter direito de colocar meu carro ali e começar a dirigir com a faixa no meio do carro. Imagine que ridícula essa situação."

No último dia 7, foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados projeto de lei que proíbe os motociclistas de trafegarem entre automóveis, ônibus e caminhões, o chamado "corredor", quando houver congestionamento ou semáforos fechados.

A proposta do deputado Marcelo Guimarães Filho (PFL-BA) prevê que o motociclista respeite a distância lateral de 1,5 metro dos veículos. Para virar lei, o projeto ainda precisa de análise do Senado e da assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Data: 19/04/2009
Fonte: Agência Brasil

Um comentário:

Unknown disse...

ESSA É UMA QUESTÃO DE DIFÍCIL SOLUÇÃO QUE ENVOLVE VÁRIOS ASPECTOS: PORÉM O GOVERNO DEVERIA INVESTIR (A MUITO TEMPO) EM TRENS URBANOS DE FORMA MACIÇA PARA DESAFOGAR O TRÂNSITO COMO ACONTECE EM TÓKIO E OUTROS PAÍSES QUE TAMBEM ENFRENTAM TAIS PROBLEMAS, PORÉM O PLANEJAMENTO DOS TRANSPORTES TERRESTRE NO BRASIL SEMPRE PRIVILEGIOU OS CARROS; E COM ISSO O ASFALTO, AS EMPREITEIRAS, OS POLÍTICOS COM SUAS NEGOCIATAS, A GASOLINA,A INDUSTRIA AUTOMOTIVA E TODA UMA SÉRIE DE EMPREENDIMENTOS RELATIVOS AO SETOR; ACREDITO QUE TUDO VAI CONTINUAR COMO ESTÁ E A TENDÊNCIA É PIORAR, POIS EXISTE OUTROS ASPECTOS COMO FISCALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DOS MOTOBOYS E MOTOTAXISTAS QUE, EM NOME DO LUCRO,OS EMPREGADORES DESTES PROFISSIONAIS QUEREM AS SUAS ENTREGAS CADA VEZ MAIS RÁPIDO; ISSO SEM FALAR QUE A MOTO, PELA SUA PRÓPRIA ESTRUTURA, É UM MEIO DE TRANSPORTE CUJAS CARACTERISTICAS PRÓPRIAS CONDICIONA QUALQUER USUÁRIO A IR MAIS ALÉM DO QUE O TRÂNSITO CAÓTICO OCASIONADO NÃO SÓ PELO ACÚMULO DE AUTOMÓVEIS MAS PRINCIPALMENTE PELO DESCASO E FALTA DE PLANEJAMENTO DE MÉDIO E LONGO PRAZO; ONDE , COMO MOTOQUEIRO QUE SOU, NÃO SE PODE PENALIZAR APENAS ESSA CATEGORIA. O TRÂNSITO É FEITO POR TODOS NÓS, INCLUSIVE OS PEDESTRES. O RESTO É REZAR.