segunda-feira, 6 de abril de 2009

Matemática e computação têm alta taxa de abandono


Alunos de ciências da computação, matemática e administração estão entre os que mais abandonam o ensino superior, diz pesquisa com dados do Ministério da Educação.

A evasão média nessas áreas é de 28%. A média nacional é de 22% -percentual que tem variado pouco nesta década.

O líder do ranking, com 38%, é o curso que une turismo e hotelaria. Mas, quando separados, a taxa de evasão cai para 27% (hotelaria) e 24% (turismo).

O indicador abrange o número de alunos que deixou de se matricular de um ano para outro. As taxas referem-se à média de cinco anos, presentes no Censo da Educação Superior (2007 é o mais recente).

Para o aluno, abandonar o curso significa perda de tempo com a graduação incompleta e de dinheiro (com mensalidades). Para o mercado, significa menos formados qualificados, às vezes em áreas deficitárias.

Pesquisadores dizem que um dos motivos para alunos abandonarem os cursos é a falta de informação na hora da escolha no vestibular -há frustração com o conteúdo do curso e com as perspectivas de emprego.

Especificamente sobre ciências da computação, matemática e administração, é citado o ensino deficitário das matérias de exatas no ensino básico. São essas disciplinas que mais sofrem com a falta de professores, aponta levantamento do MEC.


Fonte: Folha de São Paulo

Um comentário:

Unknown disse...

A CARÊNCIA DE PROFESSORES NA ÁREA DE QUÍMICA,FÍSICA E MATEMÁTICA É GRITANTE; ONDE ENQUANTO ISSO, CONTRARIANDO A CONSTITUIÇÃO; OS GOVERNOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS FAZEM A FESTA, CONTRATANDO A TORTO E A DIREITO "PROFISSIONAIS" DESSAS "ÁREAS". LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PELO QUE SEI, SÓ TEM EM CAMPINA E JOÃO PESSOA; ONDE, POR ASSIM SER, POMBAL PELA SUA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA SERIA UMA REGIÃO PERFEITA PARA QUE PUDESSE SER INSTALADO NA UFCG, CURSOS COMO MATEMÁTICA, FÍSICA OU QUÍMICA,POIS A CARÊNCIA EM TODO SERTÃO É MUITO GRANDE.