Se ocasionalmente nos ocupássemos em nos examinar, e o tempo que
gastamos para controlar os outros e para saber das coisas que estão fora
de nós o empregássemos em nos sondar a nós mesmos, facilmente
sentiríamos o quanto todo esse nosso composto é feito de peças frágeis e
falhas. Acaso não é uma prova singular de imperfeição não conseguirmos
assentar o nosso contentamento em coisa alguma, e que, mesmo por desejo
e imaginação, esteja fora do nosso poder escolher o que nos é
necessário? Disso dá bom testemunho a grande discussão que sempre houve
entre os filósofos para descobrir qual é o soberano bem do homem, a
qual ainda perdura e perdurará eternamente, sem solução e sem acordo: Enquanto
nos escapa, o objeto do nosso desejo sempre nos parece preferível a
qualquer outra coisa; vindo a desfrutá-lo, um outro desejo nasce em nós,
e a nossa sede é sempre a mesma. (Lucrécio).
Não importa o que venhamos a conhecer e desfrutar, sentimos que não nos satisfaz, e perseguimos cobiçosos as coisas por vir e desconhecidas, pois as presentes não nos saciam; em minha opinião, não que elas não tenham o bastante com que nos saciar, mas é que nos apoderamos delas com mão doentia e desregrada: Pois ele viu que os mortais têm à sua disposição praticamente tudo o que é necessário para a vida; viu homens cumulados de riqueza, honra e glória, orgulhosos da boa reputação de seus ftlhos; e entretanto não havia um único que, em seu foro íntimo, não se remoesse de angústia e cujo coração não se oprimisse com queixas dolorosas; compreendeu então que o defeito estava no próprio recipiente, e que esse defeito corrompia tudo de bom que fosse colocado de fora em seu interior (Lucrécio).
O nosso apetite é indeciso e incerto: não sabe conservar coisa alguma, nem desfrutar nada da maneira certa. O homem, julgando que isso seja um defeito dessas coisas, acumula e alimenta-se de outras coisas que ele não sabe e não conhece, em que aplica os seus desejos e esperanças, honrando-as e reverenciando-as; como diz César: Por um vício comum da natureza, acontece termos mais confiança e também mais temor em relação às coisas que não vimos e que estão ocultas e desconhecidas.
Michel de Montaigne, in 'Ensaios'
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